CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CRIAÇÃO DO COLETIVO JURÍDICO E LUTA CONJUNTA PELA DPNI FORAM DELIBERAÇÕES DO ENCONTRO DO JURÍDICO DA CNTSS/CUT
19/08/2013
A criação de um coletivo jurídico da CNTSS/CUT e os encaminhamentos para resolver a demanda da DPNI/VPNI. Esses foram os pontos destacados na sexta-feira (16) no Encontro do Jurídico da CNTSS com os sindicatos da base, organizado pelo SindsprevPB, em João Pessoa, Paraíba.
Os assessores jurídicos dos sindicatos se reuniram e fizeram uma discussão das demandas dos servidores públicos federais e apresentaram na manhã do segundo dia de reunião os encaminhamentos à plenária. Entre os assuntos, destacou-se a retirada da DPNI/VPNI dos contracheques dos trabalhadores dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Também entraram na pauta de discussão as questões dos Anistiados, das Organizações Sociais, do Mandado de Injunção 880, além da paridade das gratificações, entre outros.
Com relação à DPNI foi discutido o que já vem sendo feito do ponto de vista jurídico, inclusive, com a tentativa de alteração da legislação, mas também debatido o que pode ser feito daqui pra frente do ponto de vista político. Ou seja, reforçar com a CNTSS/CUT os encaminhamentos que podem ser feitos pelo viés político. Todas as definições para essas demandas constarão em um relatório elaborado pelas diretorias jurídica de Goiás e da Paraíba, que será democratizado e ampliado para todos os outros Sindicatos da base.
Já a criação do coletivo jurídico da CNTSS/CUT foi bastante elogiada pelos sindicatos e pela categoria presente ao encontro. O evento superou as expectivas dos participantes e da direção do SindsprevPB.
Após a explanação dos assessores jurídicos, a mesa concedeu a palavra aos servidores que estavam no plenário para esclarecimentos sobre os encaminhamentos e as demandas. Em seguida os sindicatos fizeram uma breve avaliação do evento, parabenizado o SindsprevPB pela iniciativa e a maneira como foram conduzidos os debates. Participaram do Encontro do Jurídico os estados da Paraíba, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Maranhão, Bahia, Goiás, além do Distrito Federal.
Conteúdo Relacionado