CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ABC GANHA NA JUSTIÇA DIREITO DE TRABALHADORES A RECEBIMENTO DE BANCO DE HORAS
12/06/2013
Após mais de cinco anos de empenho do Sindicato, os funcionários do Hospital Mário Covas podem finalmente comemorar mais uma conquista. Trata-se do pagamento do Banco de Horas, um processo judicial movido pelo Sindsaúde ABC e que agora chega a um desfecho favorável para os trabalhadores. Outros problemas também estão sendo solucionados, entre os quais, o preço da refeição e o aumento do piso salarial.
“Estamos atentos à situação e sempre nos empenhamos em negociar. Felizmente, a direção do hospital tem mantido esse canal de discussão aberto e os resultados positivos estão aparecendo”, destaca o presidente do Sindsaúde ABC, Waldir Tadeu David.
Ele lembra, porém, que há outras questões ainda em andamento, como o caso do salário dos seguranças ou da refeição para quem trabalha seis horas. “Nosso objetivo é levar a adiante essas e outras questões, negociando sempre”, aponta.
No caso do Banco de Horas, o resultado da ação na Justiça abrange três situações distintas:
1. Os trabalhadores que estavam no hospital em 2007 – De acordo com o hospital, 78,27% dos funcionários deste período já receberam o devido por ter deixado o local. Os demais – 21,73%, irão receber o valor devido em uma única parcela assim que o pagamento for liberado pela juíza que cuida do caso.
2. Os trabalhadores, porém, também têm a receber depois desse período, a partir de 2008. Ficou acertado então que o devido no Banco de Horas de janeiro de 2008 a janeiro de 2013 será pago em cinco parcelas a partir do mês de junho. É importante destacar que ninguém receberá menos do que R$ 200.
3. As horas do Banco de Horas correspondentes ao período de janeiro de 2013 em diante poderão ser pagos de diferentes formas: em descanso, nas férias ou parte em dinheiro e parte nas férias.
Haverá acréscimo de 50% sobre o valor devido no Banco de Horas. A vitória no Mário Covas, lembra o presidente do Sindsaúde ABC, Waldir Tadeu David, é mais uma prova de que os trabalhadores só têm a ganhar quando apoiam seu sindicato, fortalecendo a entidade e a categoria.
Conteúdo Relacionado