A CNTSS/CUT participou, em 4 de junho, de uma audiência no Ministério do Planejamento para tratar dos planos de cargos e salários de servidores do INSS.
Em princípio, o Governo afirmou que as tabelas apresentadas pelas entidades tinham um valor muito acima do possível para abrir as negociações. Diante disso, propôs remarcar uma nova audiência para o dia 10 de junho. A CNTSS, no entanto, se posicionou veementemente contrária a remarcação da nova data e pediu uma resposta imediata do Governo.
Os diretores da entidade mais uma vez ressaltaram as especificidades e responsabilidades do trabalho executado pelos servidores no INSS. Além da participação dos servidores na melhoria do atendimento à população e, sobretudo, que desde 2005 a categoria vem pacientemente aguardando o desdobramento das negociações que têm como objetivo a reestruturação da Carreira e da Tabela Salarial.
Diante dos fatos, o Governo se reuniu separadamente e apresentou uma proposta de agenda, com pauta para negociação. Agendou quatro reuniões, sendo a primeira no dia 09/06, às 17hs, para tratar da Tabela salarial para 2008 e mais duas reuniões, na próxima semana, para tratar de 2009 e 2010.
A CNTSS/ CUT aceitou a proposta para sair do impasse colocado e espera fortalecer a categoria para os próximos dias que serão decisivos.