O Conselho Nacional de Saúde reuniu, hoje (4), diversos representantes do Governo e movimentos sindicais, no Hotel Nacional, em Brasília. O evento comemorou os 5 anos da Mesa de Negociação do SUS.
Logo no início, houve o lançamento do Selo Oficial dos Correios com o slogan “5 anos negociando sem parar”. O selo estará disponível de 4 de junho a 3 de julho. Depois, ficará à mostra no Museu dos Correios.
Segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista, as negociações têm acontecido em tempos mais curtos. “Temos que reconhecer os avanços. Mas ainda há muitas mesas negociadoras, Brasil à fora, que não se reúnem. Esse é o desafio dos movimentos sindicais e gestores de saúde”, afirma Francisco.
Para a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Maria Aparecida Godoi, foram construídas diretrizes, sistemas de negociação e protocolos de instalação de mesas. “É preciso uma disposição para implementar essas políticas por meio de secretários municipais de saúde e governadores. Isso tem que ser encarado como políticas de governo”, afirma. A presidente ressaltou que outro desafio é o processo de captação de negociadores para os trabalhadores no SUS.