A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) promove, de 25 a 27 de agosto, em BH, o I Encontro dos Sindicatos de Trabalhadores Estaduais da Saúde.
O evento começou na segunda-feira, às 18h, no Hotel Normandy, com a palestra da assessora técnica da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Conceição Rezende. A companheira falou sobre a gestão do trabalho e financiamento. Depois, trabalhadores estaduais da saúde de diversos estados participaram de um debate.
O Encontro será realizado até quarta-feira, onde serão definidas diretrizes de ação, discussão de uma política unificada que trate da gestão, financiamento da saúde, plano de carreira, cargos e salários, forma contratual na área pública e privada, dentre outras. Acompanhe, por meio do site da CNTSS, tudo o que será debatido durante os três dias de encontro.
Os trabalhadores brasileiros, em diferentes estados, têm se organizado e implementado em suas campanhas salariais a luta política pela melhoria das condições de trabalho, que passa pelo financiamento, Planos de Carreira, Cargos e Salário, Jornada de trabalho, enfrentando diferentes formas de contratos de trabalho que, em muitos casos, trazem a precarização do trabalho.
Nestes 20 anos do Sistema Único de Saúde - SUS, enfrentamos a precarização dos contratos de trabalho através das OSs, OSCIPs e agora da Fundação Estatal de Direito Privado, entre outras formas de atacar direitos históricos conquistados pela classe trabalhadora no país.
Neste momento, também nos envolvemos com a luta pela aprovação do Projeto de Lei 306/08 que regulamenta a Emenda Constitucional 29, que define o que é considerado recurso para a saúde e o controle social.
A nossa luta, em termos organizativos, ainda não acontece através de uma articulação nacional, como ocorre com os gestores, através do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde - CONASS e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS, onde definem políticas que são implantadas nos estados e municípios.
A ausência de uma política de Estado que trata da gestão no trabalho, a ausência de uma política de Estado de como cuidar do cuidador da saúde, a nossa luta de estar estruturando um projeto de carreira num país de dimensão continental, exige que nos organizemos.
Serviço:
I Encontro dos Sindicatos de Trabalhadores Estaduais da Saúde
De 25 a 27 de agosto de 2008
Local: Hotel Normandy Rua Tamoios, nº 212 - Centro - Belo Horizonte - Minas Gerais