Por decisão da maioria de seus integrantes, o Conselho Nacional de Previdência Social decidiu manter o atual teto para a taxa de juros do crédito consignado dos aposentados do INSS em 2,5% ao mês. Para as operações de empréstimo com cartão de crédito, o juro também foi mantido em 3,5% ao mês.
O conselho também avaliou o pedido dos bancos para ampliação do limite de comprometimento dos benefícios dos aposentados com o crédito consignado. Hoje, os segurados podem comprometer 20% de seu ganho em operações regulares de empréstimo com desconto em folha e 10% para uso do cartão de crédito.
Inflação
O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Gabas, disse que há veto do Ministério da Fazenda para ampliação do limite, pois isso acarretará novas pressões sobre a inflação.
Segundo ele, a medida será avaliada em uma rodada de reuniões que serão realizadas entre banqueiros, aposentados e Governo. "Estamos dispostos a fazer uma negociação, mas a ampliação do limite tem de ser casada com a redução do prazo para pagamento do empréstimo”.