No dia 30 de outubro de 2008, aconteceu a Reunião do GT da carreira do MTE, composta pela bancada governamental e pelas Entidades Sindicais (CNTSS/CUT, FENASPS, CONDSEF e ASDERT).
Na abertura dos trabalhos o Secretário Executivo do MTE André Peixoto Figueiredo Lima, reafirmou o compromisso com a implementação de Cargos e Salários. Em seguida passou a palavra para Mitiê Kamada, Coordenadora Geral de RH/MTE, também presentes a Coordenadora de Capacitação Avaliação Cargos e Carreiras do MTE, Maria Aparecida Santos Fernandes, o Coordenador de Legislação de Pessoal/MTE e Paulo César Chefe de Divisão de Cargos e Carreiras.
A minuta preliminar do Projeto de Lei de criação de plano de carreira do MTE foi consensuada em 80% pelo governo e trabalhadores, tendo divergência nos seguintes pontos: Cargo Auxiliar - o governo quer colocá-lo em extinção; Racionalização dos cargos, e quanto a Capacitação o governo defende que retire do texto, a bancada então, solicitou mantivesse o texto sem os prazos pré-determinados. No debate o diretor Cláudio Barreto(CNTSS) defendeu a manutenção do texto da capacitação e as 30 horas.
No término dos trabalhos o governo ficou de elaborar novas propostas para os pontos divergentes e enviar novamente a minuta às entidades até o dia 12 de novembro, para análise e deliberação da categoria. Também ficou agendado para os dias 17 e 18 de novembro a entrega doa minuta do Projeto de Lei para o ministro do MTE, Carlos Lupi. Sendo que após a sua assinatura será encaminhado ao MPOG.