A CNTSS com o objetivo de esclarecer as inúmeras notícias que vem saindo na imprensa e ao mesmo tempo sanar as dúvidas dos seus filiados, marcou uma reunião como o Secretário de Recursos Humanos, do MPOG, Duvanier Paiva Ferreira, onde foi colocado alguns pontos, como: Pagamentos dos retroativos do INSS e pagamentos dos acordos para o ano de 2009, 2010 e 2011.
Quanto o pagamento do retroativo do INSS, o secretário foi categórico, o pagamento sai dia 14 de novembro, em folha suplementar.
Segundo Dr. Duvanier, o governo está atento a crise e nesse momento não há discussão interna sobre as MPs 440 e 441. Portanto, “todos os acordos serão cumpridos, pois descumpridos jamais serão”.
Na eventualidade de impossibilidade de cumprir os acordos, ou de haver corte no futuro, o governo chamará os sindicalista para negociar.
Maria Aparecida, presidente da CNTSS/CUT, questionou quanto a retomada da discussão sobre a cesta de benefícios (vale-refeição, creche, convênio médico, etc) . Dr. Duvanier coloca que será discutido no ano que vem. Os 23 GTs, decorrentes dos acordos de 2008, serão instalados ainda este ano e com um cronograma de funcionamento para 2009.
Em relação ao plano de saúde, GEAP, Duvanier afirmou que o Ministério quer garantir um plano básico para todos os servidores e que não é rebaixamento, pois o servidor poderá optar pelo plano que quiser, só que a opção é individual, pois no atual plano da GEAP quem recebe um salário maior acaba pagando menos, e neste prisma é mais justo, atenderia toda a categoria.
Em relação ao Imposto Sindical para o funcionalismo público, o Secretário disse que o Planejamento questiona a medida.
A diretora da CNTSS Terezinha de Jesus perguntou sobre o convênio para compra de moradias para os servidores públicos. Duvanier falou que será assinado dia 17 de novembro de 2008, o convênio será com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, o servidor federal terá uma linha de crédito com juros mais baixos.