Na sexta-feira (30/01), o Canal Saúde promove um debate sobre o Sistema Nacional de Negociação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS), espaço onde trabalhadores, prestadores e gestores negociam questões trabalhistas. Participarão do programa a diretora de Regulamentação e Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde e pesquisadora da ENSP, Maria Helena Machado; o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; e Nelci Dias, dirigente da CNTSS/CUT e membro da Mesa Nacional de Negociação do SUS. O programa será transmito ao vivo pela internet, a partir das 13 horas, e todos podem participar enviando suas perguntas.
O objetivo da mesa de negociações é negociar os conflitos e avançar para melhores condições de trabalho e de funcionamento do SUS.
A experiência de mesas de negociação é única no serviço público. Atualmente, são 28 mesas pelo país, sendo 12 municipais e 16 estaduais. Todas devidamente acompanhadas por seus respectivos Conselhos de Saúde. A Mesa Nacional de Negociação do SUS foi instituída em 1993, mas não obteve sucesso. Em 1997, ela foi reinstalada. Em 2003, a Mesa ressurgiu com nova composição.
O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.
Para assistir ao Sala de Convidados, acesse www.canalsaude.fiocruz.br, clique na TV com a inscrição "ao vivo" e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas:
[email protected].
No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm.