A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) convoca os sindicatos filiados da seguridade social , para mobilizarem e participarem do Ato de Mobilização Nacional, pela jornada de trabalho de 30 horas para toda a enfermagem.
O ato acontece no dia 25 de março, às 9 horas, no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião acontece a audiência pública para debater o projeto de Lei n° 2.295/00, que institui a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem.
Uma luta histórica do ramo da seguridade social
A luta pela jornada de 30 horas é uma bandeira histórica de todos os trabalhadores e trabalhadoras da seguridade social . A aprovação do projeto representa a valorização do trabalho, com melhorias das condições de trabalho e qualidade de vida e do atendimento à população. A medida é, inclusive, uma recomendação da ONU, que entende que a jornada de 30 horas é melhor para os(as) trabalhadores(as) trabalhadoras e usuários.
A regulamentação da jornada vem encontrando resistência dos setores da saúde, que vêem na medida, a necessidade de contratação de novos profissionais. Para eles, as condições de trabalho e de atendimento ficam num plano inferior ao econômico.
Projeto semelhante foi aprovado pelo Congresso Nacional em 1995 e votado pelo presidente FHC. O PLS/2295 ingressou na Câmara Federal em 2000. Atendendo a reivindicação da categoria, em 2007 o PL teve pedido de requerimento de urgência.