Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > NO DIA NACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE, SINDICATO APONTA GRAVES PROBLEMAS NO ESTADO

No Dia Nacional de Luta pela Saúde, sindicato aponta graves problemas no Estado

06/04/2009

Escrito por: SindSaúde Paraná

Atos em Paranaguá, Londrina e Curitiba marcam o sete de abril

Londrina

Nesta terça-feira, 7 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Luta pela Saúde. Na data, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná - SindSaúde realiza atos em defesa da melhoria da saúde pública. A intenção é dar visibilidade à importância dessa política pública. “A defesa da vida é a tônica de criação do Sistema Único de Saúde e, por isso, seus princípios precisam ser retomados. Ou seja, o SUS tem de ampliar as ações voltadas para a integralidade da atenção a saúde”, afirma a coordenadora do sindicato, Elaine Rodella.

Em Curitiba, o ato acontece às 14 horas na Assembleia Legislativa. O SindSaúde vai levar aos deputados estaduais a necessidade de aprovar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) próprio da categoria. Esta é uma antiga reivindicação da categoria, que se mobilizou na semana passada para cobrar do governo um plano de carreiras. “É importante lembrar que esse direito está garantido na Lei Federal 8142 de 1990 e no Plano Estadual de Saúde”, ressalta Elaine.

O foco em Londrina é a falta de condições dos hospitais Zona Norte e Zona Sul, que estão em reformas há 32 meses. A reforma deveria ter durado apenas um ano, mas a empresa que venceu a licitação para fazer as obras decretou falência. Segundo a coordenadora, “desde então servidores e usuários das unidades hospitalares sofrem com um ambiente repleto de riscos e absolutamente inadequado para tratar da saúde”. O ato em Londrina está marcado para as 10 horas, no Terminal Rodoviário Urbano, com continuidade às 14h, em frente ao Hospital Zona Norte.

Outro hospital estadual que enfrenta problemas graves é o HRL - Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. Inaugurado em fevereiro deste ano, o HRL está com enfermarias fechadas, o que só faz as filas aumentarem. Além disso, a contratação de pessoal vem sendo feita de maneira inconstitucional: faltam concursos públicos, que são substituídos por testes seletivos, ou por meio de RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo). Em Paranaguá, o ato será realizado às 10 horas, em frente ao Hospital.

“Nós estamos a favor dos hospitais e da saúde pública com qualidade. É por isso que no Dia Nacional de Luta pela Saúde vamos apontar estes problemas, para que a população lembre que o direito à saúde está garantido na Constituição e as soluções para os problemas têm de ser cobradas do poder público. Outro fator que influencia a qualidade no atendimento é o respeito ao servidor. Por isso nossa reivindicação de que o plano de carreira próprio da saúde seja aprovado e que os concursos sejam realizados para suprir a necessidade de pessoal", conclui a coordenadora do sindicato.


Serviço:
Dia Nacional de Luta pela Saúde

Curitiba:
Local: Assembleia Legislativa do Paraná
Horário: 14h

Londrina:
Terminal Rodoviário Urbano (Rua Benjamin Constant, esquina com Rua Prof. João Cândido)
Horário: 10h

Hospital Zona Norte (Rua Cegonha, 200)
Horário: 14h

Paranaguá:
Local: Hospital Regional do Litoral (Rua dos Expedicionários, 269)
Horário: 10h

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]