O Rio Grande do Sul sedia entre os próximos dias 20 e 22 o 1º Fórum Brasileiro da Amazônia Azul e Antártica. O evento, que se realiza na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Porto Alegre, objetiva reunir entidades e pesquisadores que atuam no âmbito da Amazônia Azul para debates em áreas e temas estratégicos para o desenvolvimento do País.
Visa ainda a discutir sobre os principais avanços científicos e tecnológicos resultantes de projetos e ações desenvolvidas no contexto do 4º Ano Polar Internacional (API) e analisar os entraves e dificuldades que devem ser superados para tornar o desenvolvimento dos trabalhos mais eficientes.
Instituições e órgãos de várias nações envolvidas com o tema têm reunido esforços entre as comunidades cientificas para discutir e planejar as ações relacionadas a utilização sustentável dos recursos do mar. Hoje, a Amazônia Azul brasileira mede quase 4,5 Km² e inclui a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e a Plataforma Continental.
Em dezembro de 2008 o governo lançou o 7º Plano Setorial para os Recursos do Mar (7º PSRM), que define metas e prioridades para o setor até 2011. Em março último encerrou-se o 4° API, cujo objetivo foi desenvolver pesquisas ambientais nos pólos das teleconexões, da biodiversidade e do estado evolutivo e capacidade adaptativa dos organismos antárticos.
O 1º Fórum Brasileiro da Amazônia Azul e Antártica tem o apoio dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), e das agências de fomento Fianciadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Mais informações no site: http://www.amazoniaazul.furg.br