O Ministério da Previdência Social e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assinam, nesta segunda-feira (26), em Brasília, projetos de cooperação para que o Brasil apoie os governos da Bolívia, Equador, Paraguai e Timor Leste na implementação de ações que garantam a proteção social a trabalhadores desses países.
A formalização dos acordos coloca em prática as ações previstas no Programa de Parceria do governo brasileiro com a OIT, criado para apoiar atividades dos países em desenvolvimento da América Latina, Caribe, África e Ásia, no campo da seguridade social.
O Programa de Parceria Brasil/OIT foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, em março deste ano, em Genebra, para promover a cooperação sul-sul.
A coordenadora de Articulação Internacional da Secretaria de Políticas de Previdência Social, Mônica Cabañas, representará o secretário Helmut Schwarzer na cerimônia. Também participarão autoridades dos quatro países parceiros, a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do ministério das Relações Exteriores, Marco Farani.