Com a greve dos funcionários da SRTE, quem tentou conseguir o seguro-desemprego e teve que procurar um dos postos da Agência do Trabalho enfrentou dificuldades.
A manhã foi de dificuldade para quem tentou conseguir o seguro-desemprego. Os 150 funcionários da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (16). A categoria pede o cumprimento de um acordo firmado em 2001 com o Governo Federal.
A solução seria procurar a Agência do Trabalho para conseguir o benefício, mas lá as pessoas também não conseguiram atendimento. Durante a manhã, o sistema de vagas de emprego usado pelas 26 Agências em todo o Estado não funcionou.
De acordo com o motorista, Claudio Barbosa, o atendimento está muito lento. "Ainda não atenderam ninguém. Acho que só vou ser sair daqui às seis da tarde", comenta. O jeito era esperar mesmo. "Daqui que chegue o sistema, a gente tem que aguardar, mesmo", explica o pintor Wellington Teixeira.
GREVE
A tensão entre funcionários do SRTE e governo vem se agravando. Em julho deste ano, começaram as paralisações por 24 horas. Naquele mês foi uma, depois, duas em agosto, duas em setembro e duas em outubro.
Entre os serviços que deixam de ser prestados está o recebimento dos pedidos de seguro-desemprego, que era feito em parceria com as Agências do Trabalho, já que a agência poderia encaminhar o trabalhador a alguma outra vaga no mesmo instante. Com a greve, só as agências estão recebendo os pedidos. Ele é lançado no sistema, mas a liberação da verba depende do fim da greve.
"A liberação da verba é com o Ministério doTrabalho e do Emprego e não sabemos se eles vão liberar, explica gerente da Agência da Boa Vista, Tereza Farias.
De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho, quem conseguir encaminhar o seguro-desemprego, no período de greve, vai ter a liberação do benefício no prazo normal, que é de até 120 dias.
Sobre as Agências do Trabalho, o sistema voltou a funcionar, agora há pouco e já é possível fazer o pedido de seguro desemprego e também se candidatar para às vagas.