Twitter Facebook

CUT CNTSS > CAMPANHAS > "EU SOU O SUS" CAMPANHA DA CNTSS/CUT EM DEFESA DO SERVIDOR E DO SERVIÇO PÚBLICOS

CAMPANHAS

"Eu sou o SUS" Campanha da CNTSS/CUT em defesa do servidor e do serviço públicos

 

CNTSS/CUT lança campanha “Eu sou o SUS” com foco na valorização e no respeito aos trabalhadores da saúde

12/05/2020

 

Vídeos e imagens registrarão os profissionais das categorias do SUS em seus locais de atuação; ação destes trabalhadores e a rede do SUS são as respostas mais eficazes do país contra o Covid-19

Com o tema “Eu sou o SUS”, a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social lançou nesta terça-feira, 12 de maio, campanha de valorização dos trabalhadores do SUS – Sistema Único de Saúde, que neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) se encontram na linha de frente no atendimento à população e estão sendo contaminados em quantidades alarmantes por todo o país, o que tem levado a óbito um número expressivo destes profissionais. O lançamento da campanha aconteceu por videoconferência em que participaram dirigentes da Confederação e das estruturas de comunicação de entidades filiadas, entre secretários, diretores e assessores de imprensa.

 

A iniciativa, que faz parte de uma estratégia permanente de valorização e defesa dos serviços e servidores públicos desenvolvida pela Confederação, quer chamar a atenção da sociedade sobre a face humana do SUS, ou seja, dar rosto aos profissionais das muitas categorias que fazem parte da estrutura que conduz as políticas públicas de saúde no país, ao mesmo tempo em que expõe a necessidade de valorizar estes profissionais e o próprio SUS. Nesta crise do Covid-19 ficou expressa de forma inquestionável a importância estratégica do SUS e de seus trabalhadores no combate à expansão do vírus e para salvar vidas. Num país que desde o golpe de 2016 vem desqualificando o papel do Estado Democrático de Direito e os serviços e os servidores públicos, a pandemia demonstrou a falácia destes discursos e das políticas neoliberais de desfinanciamento da Saúde e demais áreas sociais.

 

Para o presidente da CNTSS/CUT, Sandro Alex de Oliveira Cezar, o lançamento da campanha neste período de intensa crise sanitária é importante, pois hoje a sociedade tem um olhar mais atento sobre a questão da saúde. “É de fundamental importância lançar a Campanha “Eu sou o SUS” neste momento de pandemia do Covid-19, quando fica muito evidente que se não fosse o SUS a situação seria muito pior. É obvio que o Sistema vem sofrendo ao longo dos anos o desfinanciamento e toda a sorte de ataques, inclusive com a precarização das relações de trabalho. É necessário que a sociedade entenda a relevância de ter um sistema público de saúde que possa atender as todos e todas. Uma missão para um país como o nosso que é grande é sempre atender cada vez melhor o seu povo. Para isto, é necessário mais investimentos, concursos públicos e mais atenção à saúde de toda a população,” afirma.

 

A apresentação da proposta da campanha foi feita pelo presidente e pela secretária de Comunicação da Confederação, Terezinha de Jesus Aguiar, aos demais participantes que acompanhavam a reunião de seus estados e puderam dialogar e contribuir sobre os pontos apresentados.  Aguiar também destacou que estamos vivendo um momento em que o SUS ganha relevância ainda maior. Aponta que a Campanha vem para dialogar com a sociedade sobre o que significam o SUS e o trabalho de seus profissionais: “o SUS vem para assegurar a vida, ou seja, o atendimento à população e salvar vida. É isto que o SUS sempre fez e agora o faz ainda com mais força”.

 

“Estamos vivendo uma duríssima realidade. Trabalhadores que estão nos seus locais de trabalho vivem momentos de grande agonia. Realizam suas tarefas no leito de cada paciente contaminado pelo Covid-19 com o temor deste fantasma invisível que é o vírus. O novo coronavírus tem levado milhares de famílias às portas dos hospitais para buscar informações sobre seus entes amados. Às vezes a notícia que chega é do óbito. Todos sofrem neste momento de pandemia: os pacientes, os familiares e os profissionais. É para estes trabalhadores que a CNTSS/CUT vem trazer uma mensagem de respeito ao trabalho desempenhado por cada um. Amamos e respeitamos vocês. Confiança que tudo isto vai passar. Estamos juntos. Ninguém larga a mão de ninguém. Um abraço fraterno,” expõe Terezinha Aguiar.

 

 

Conheça a campanha

 

A campanha “Eu sou o SUS” incorpora neste momento inicial ações simples e de grande valor comunicacional centrada na apresentação destes trabalhadores que atuam em condições precárias de trabalho de forma extremamente profissional e comprometida com a prioridade de salvar vidas. A ideia é destacar a condição humana destes agentes que se arriscam para salvar vidas e que vivem sob altíssimo grau de stress psicológico e físico. Contextualizar que são vidas cuidando de vidas e, assim, reafirmar que o sistema é feito “de” e “para” pessoas. Também é de interesse cobrar a responsabilidade da sociedade e das autoridades com este trabalhador, reiterando assim que é preciso preservar a vida deste profissional. A Secretaria de Comunicação da CNTSS/CUT encaminhará às suas entidades um texto conceitual para apresentar os principais aspectos da campanha.

 

A proposta consiste na produção de pequenos vídeos ou imagens fotográficas em que trabalhador possa aparecer individualmente ou em grupo no seu local de trabalho portando um cartaz, uma folha de sulfite ou faixa com o slogan “Eu sou o SUS” escrito de maneira legível. É importante a máxima viralização destes vídeos e imagens para que seja possível atingir diretamente a população e assim levar uma mensagem direcionada e extremamente verdadeira à sociedade. O vídeo deve ser objetivo e conter a referência da unidade onde presta serviço e a localidade (Estado/Cidade). Este processo pode ser feito pelo próprio trabalhador expondo o seu cotidiano. Isto não impende que as entidades que queiram e puderem também auxiliem nesta etapa do projeto. Os Sindicatos e Federações, que contribuíram e continuarão a contribuir com campanha e os seus desdobramentos, estão incumbidos de levar a proposta do projeto e fomentar a participação junto aos dirigentes e trabalhadores de sua base para que se sintam motivados a produzir os vídeos e fotos.

 

Esta divulgação da Campanha é uma etapa fundamental e as áreas de comunicação serão as protagonistas na execução desta tarefa e, posteriormente, na recuperação do material produzido. Todo este rico conteúdo terá sua divulgação potencializada pelos Sindicatos e Federações em seus espaços de comunicação: sites e redes sociais da entidade, de seus dirigentes e dos trabalhadores de suas bases, assim como de entidades e movimentos sociais parceiros e a CNTSS/CUT. Dentro do conceito “Eu sou o SUS” a criatividade e a disponibilidade das entidades permitirão criar um leque amplo de iniciativas de comunicação. A campanha pode ter ampliada a sua reverberação por meio de releases, artigos, entrevistas, lives, debates, entre outros exemplos. O conceito "Eu sou o SUS" permite agregar inúmeras iniciativas comunicacionais que expressem as valorizações do SUS e de seus trabalhadores. Atualmente pautas destas natureza têm grande apelo nas mídias tradicionais e alternativas e é o momento de trazer para o campo progressista a narrativa sobre estes temas.

 

Para além das suas localidades, a amplitude nacional para visibilidade destas ações de comunicação é estratégica neste período onde podemos demonstrar as artimanhas do projeto ultraliberal que vem destruíndo o Estado brasileiro, os serviços públicos e levando à desvalorização dos servidores. São estruturas fundamentais para que os cidadãos tenham assegurados os seus direitos e preservadas sua vida e dignidade em todas as fases de sua existência. Todo o material produzido por Sindicatos e Federações deverá ser enviado à Secretaria de Comunicação da CNTSS/CUT para que seja disponibilizado no mailing nacional das entidades filiadas para ampliação do espectro de visibilidade para os demais Estados. O acervo também permitirá a idealização de novas iniciativas de comunicação que poderão até compreender outras etapas dentro da estratégia guarda-chuva “Defesa e valorização do serviço e do servidor público”.

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

Arquivos: 2

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]