MENU

Artigo

Reestruturação da 674: Não é um plano de carreira

Publicado: 01 Setembro, 2011 - 00h00

Por Benedito Augusto de Oliveira Presidente do SindSaúde-SP

O projeto de reestruturação dos cargos e salários da saúde finaliza uma das negociações mais longas do SindSaúde-SP. Nossa mobilização nos trouxe até aqui.

Sem dúvida não estamos diante de um plano de carreira. É um começo do mínimo necessário para ampliar a discussão de se ter uma carreira na saúde no estado de São Paulo.

Diferente da LC 1.080 que reestruturou a carreira da área administrativa, que foi um retrocesso para nossos administrativos, o projeto de reestruturação da 674 traz avanços para os cargos da área técnica. Vai possibilitar a promoção em todos os níveis - elementar, intermediário e universitário.

Não significa a evolução vertical da carreira, transposição de um cargo para outro na mesma função, como por exemplo um auxiliar de enfermagem para enfermeiro. Porém possibilita um auxiliar de enfermagem, categoria com o maior número de trabalhadores na saúde, passar para técnico de enfermagem, com valorização do profissional e ganhos financeiros.

Estamos iniciando um importante debate que com nossa mobilização podemos chegar numa carreira plena de promoção de todos os profissionais da saúde como também na inclusão de todos que atuam no setor seja na área técnica, seja na administrativa.

Nosso otimismo se baseia na luta deflagrada por esse sindicato junto com a categoria e nos avanços que o próprio movimento da saúde aponta.
Lutamos há mais de 20 anos contra uma política de desmonte dos serviços públicos no estado e juntos continuaremos nossa luta.

Lutar por uma saúde pública com qualidade para todos os trabalhadores e usuários do SUS em São Paulo não é um sonho impossível!