CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > SINDACS/PE CONQUISTA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PARA ACS E ACE DE SIRINHAÉM
04/10/2018
Em 28 de agosto, no salão da união Beneficente de Caruaru, os ACS's e ACE's se reuniram com os representantes do SINDACS/PE para definir pauta de reivindicações e discutir sobre Aposentadoria Especial.
O presidente Graciliano Gama deu início à assembleia agradecendo a presença de todos e todas e pedindo a Unificação de Forças para dar continuidade a Luta no município, interagiu com os trabalhadores (as) presentes, incentivou a participação ativa na assembleia através de informações, sugestões, voz e voto. Em seguida apresentou a advogada dra. Fernanda Resende que fez a explanação da Aposentadoria Especial.
Após explanar, a advogada solicitou que todos (as) ACS's e ACE's providenciassem para a próxima assembleia o extrato de contribuição previdenciária do INSS e a certidão do tempo de serviço que pode ser solicitada no setor de RH (Recursos Humanos) da prefeitura.
A advogada indagou sobre o recebimento do Adicional de Insalubridade e ficou surpresa ao saber que os/as agentes só passaram a receber o benefício em 2017, já que o adicional está previsto em lei municipal desde 2002. O corpo jurídico se prontificou a estudar a viabilidade da cobrança de valores retroativos.
Por fim, os trabalhadores (as) falaram das atuais condições de trabalho e questionaram sobre a possibilidade de negociar com o município a construção um Plano de Cargos e Carreiras especifico da categoria. A advogada do sindicato apresentou a todos a lei complementar municipal existente desde 2013, que já prevê a progressão da carreira dos ACS's e ACE's do município, sendo assim a advogada se comprometeu em analisar com urgência como essa progressão pode ser efetivada.
Ainda na oportunidade, os diretores (as) Alexandre Miranda, Antônio Silva, José Ricardo, Marilene Gomes e Silvânia Timóteo se apresentaram e deram as boas-vindas aos novos filiados e os cinco delegados (as) de base que foram eleitos (as) para auxiliar a categoria no intermédio das necessidades.
Os diretores da executiva do SINDACS e da FENASCE (Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) Ilze Mendes e Jorge Alberto fizeram informes sobre os tramites para derrubada dos vetos da MP 827 que trata do Reajuste do Piso Nacional.
Conteúdo Relacionado