CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > SINDACS/BA COBRA VALORIZAÇÃO DOS ACS E ACE EM ENCONTRO COM O GOVERNADOR RUI COSTA SOBRE COMBATE À DENGUE
25/02/2016
O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, conta agora com o apoio de movimentos sociais e fiéis das religiões de matriz africana, espíritas, católicos e evangélicos, que estão colocando a fé e o trabalho coletivo e individual a favor da saúde dos baianos. Lideranças religiosas e representantes dos movimentos se reuniram na quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), e conheceram as ações que podem ser desenvolvidas em suas comunidades para evitar a proliferação do inseto.
Representante do SINDACS/BA - Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Estado da Bahia, Aldenílson Rangel, aprovou a mobilização e ressaltou a importância dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias na ação em toda a Bahia. O sindicalista aproveitou a oportunidade para cobrar a valorização da profissão e o pagamento do piso nacional da categoria, melhores condições de trabalho, desprecarização do vínculo dos agentes de Endemias no Estado em mais de 60% dos municípios do Estado. Esses profissionais ainda são precarizados sem ter os seus direitos, 13º salário, férias, piso nacional.
O evento contou com apresentações dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas Boas, e da Comunicação, André Curvelo, sobre as formas de disseminação do mosquito, as doenças, as maneiras de se combater e prevenir e também de acionar o Estado. O governador Rui Costa lembrou que o mosquito não se desloca mais de 200 metros do local onde nasceu e que 80% das pessoas que contraíram uma das três doenças foram contaminadas em sua própria residência.
Conteúdo Relacionado