CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > SINDACS BA PARTICIPA DE REUNIÃO JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
19/01/2016
Na segunda-feira (18/01), a direção do SINDACS BA, através dos coordenadores Aldenilson, Rangel, Sergio Papa, Reinã Ramos e Edvaldo Leite, junto com o corpo jurídico do Sindicato, se reuniu na sede da Procuradoria do município com Maria do Socorro e o procurador, Wilson Chaves. Segundo o coordenador Aldenilson, é de estrema importância para a entidade que se resolva as pendências existentes em relação ao recebimento dos proventos de alguns ACS e ACE relacionado ao mês de agosto e algumas situações que surgiram. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que existem aproximadamente 100 agentes sem receber o salário do mês de agosto dentre eles existem:
1- Aqueles agentes que insistem em não realizar o cadastro de ficha alguma.
2- Agentes que se encontram de restrições.
3- Agentes que estavam de férias.
4- Agentes que estão de licença.
O setor jurídico oficiou o pedido a SMS da relação nominal desses agentes para que seja avaliada cada situação, pois recebemos diversas denúncias de agentes que alegam terem entregado produção e mesmo assim não receberam salário.
Segundo Socorro, às propostas da SMS para sanar essas pendências são as seguintes:
1- A compensação dos agentes que até a presente data não fizeram ou se recusaram a fazer ficha ou fizeram uma pequena quantidade. Eles terão que realizar o cadastramento diário de 15 fichas ESUS para a SMS realizar o pagamento desses salario. Caso isso não ocorra, não será realizado o pagamento.
2- Para aqueles agentes que encontram-se em restrições. Estes trabalhadores terão que digitarem fichas ESUS. As exceções, caso ocorram, serão discutidas caso a caso.
3- Para aqueles agentes que estavam de férias no período da Greve e não receberam. A SMS irá fazer o levantamento para saber o que houve nesses casos e resolver. Já aqueles que estavam na GREVE e no mês seguinte entraram em gozo de férias terão que realizar a compensação dos dias de greve. Aqueles que estavam em férias e não participaram da greve tem que solicitar ao setor financeiro do distrito a comprovação do fato e se dirigirem a SMS para abrir o RDV solicitando o pagamento.
4- Para aqueles agentes que estão de licença. Estes terão que realizar a compensação no seu retorno.
A SMS deixou claro que os agentes que já cumpriram a meta e possuem apenas a pendência com relação ao desconto do mês de junho que, assim que o acordo for assinado entre o SINDACS/BA, SMS e Procuradoria do Município, receberão o salário do referido mês.
Uma nova reunião ficou agendada para depois do carnaval.
A entidade esclarece a todos os trabalhadores que estamos tentando junto a SMS resolver essas pendências.
Direção do Sindacs
Conteúdo Relacionado