CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > SINDPREV PE: 1º DE MAIO É DIA DE LUTA POR AMPLIAÇÃO DE DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA
08/05/2015
O 1º de Maio é mais do que um dia de comemoração, é um dia de luta. Na sexta-feira, 01/05, aconteceram manifestações em diversas cidades do país, organizadas pela CUT e outras centrais sindicais. No Recife, a CUT-PE, Sindsprev PE, sindicatos e movimentos sociais saíram às ruas para defender direitos da classe trabalhadora.
A luta contra o PL 4330 da Terceirização e o apoio à greve dos professores foram alguns focos da mobilização. E por falar nisso, o Sindsprev-PE repudia a violenta repressão do governador tucano do Paraná, Beto Richa (PSDB-PR), contra os trabalhadores da educação naquele estado.
O movimento intitulado "1º de Maio de Luta da Classe Trabalhadora”, foi também em defesa da democracia, da Petrobras e da reforma política. As entidades organizadoras do ato iniciaram a concentração a partir das 9h, na Praça Oswaldo Cruz.
Por volta das 10h50, mais de cinco mil saíram em caminhada pela Avenida Guararapes, entraram na Rua da Aurora e subiram pela Ponte Princesa Isabel até a Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas.
Ao lado do Teatro Santa Isabel houve princípio de tumulto quando policiais tentaram impedir a passagem do carro de som (trio elétrico) que acompanhava o ato público. As lideranças do movimento protestaram contra a repressão policial e o trio elétrico seguiu até o Palácio do Campo das Princesas.
Segundo a CUT, continua a pressão contra a aprovação do PL 4330, que permite a terceirização em todas as funções de qualquer empresa e setor, retirando direitos dos trabalhadores. Também continua a luta contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e contra a MP 665, que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial.
Conteúdo Relacionado