CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > AGENTES DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA EM SALVADOR
15/12/2014
Agentes comunitários de saúde e de endemias de Salvador lotaram a Audiência Pública realizada no auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal na manhã da sexta-feira, 12/12, para homenagear o Dia Municipal do Agente de Saúde, comemorado 13 de dezembro. Os vereadores Arnando Lessa (PT) e Fabíola Mansur (PSB), que promoveram em conjunto o debate, defenderam a mobilização dos trabalhadores para que o piso salarial da categoria seja, enfim, regulamentado.
Apesar de a presidenta da República Dilma Rousseff ter sancionado, em junho de 2014, a lei que estabelece o piso salarial dos agentes de saúde no valor de R$ 1.014,00, a categoria em Salvador ainda não pôde comemorar a vitória.
Secretário de Combate ao Racismo da CNTSS/CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e coordenador do Sindacs Bahia, Robson Teixeira, fez um resgate do histórico de lutas da categoria para a conquista dos direitos.
“Passamos por muitas dificuldades no processo de construção do projeto de lei, que foi aprovado na Câmara Federal e sancionado pela presidenta Dilma. Não podemos esquecer tudo o que passamos. Acredito que esta audiência pública foi de fundamental importância para aumentar o entendimento sobre o piso salarial destes trabalhadores”, avaliou Teixeira.
Para Arnando Lessa, os agentes comunitários de saúde e de endemias só poderão, de fato, comemorar a data da categoria após a regulamentação do piso salarial. “Precisamos garantir as nossas conquistas. Devemos continuar com a fiscalização e recorrer todas as esferas de poder, deputados federais e senadores, para efetivar a regulamentação. Sem dúvidas, juntos seremos muito mais fortes para vencermos mais essa luta”, avaliou Lessa.
Cadastro
O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, argumentou que a regulamentação do piso salarial “vai muito além” da vontade da Prefeitura de Salvador de valorizar a categoria. O gestor anunciou que os agentes de saúde já conseguiram “uma importante vitória” com o cadastro de todos os 2.082 trabalhadores que atuam em Salvador.
Sobre a regulamentação do piso salarial, Rodrigues Alves alegou que modificações nos critérios adotados pelos tribunais de contas dos municípios e o valor dos repasses do Ministério da Saúde têm inviabilizado que a Prefeitura contemple todos os trabalhadores com o valor sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
O “esforço do Executivo Municipal” para garantir benefícios reais para a categoria também foi destacado representante da Secretaria Municipal de Gestão, Josias Filho.
Conteúdo Relacionado