CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > SINDACS BA PARTICIPARÁ DA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NA BAHIA
01/04/2014
O SINDACS-BA Informa: Vem aí a 4ªConferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora na Bahia. O contexto atual do mundo do trabalho caracteriza-se pela superposição de padrões antigos e de novas formas de adoecimento dos trabalhadores, decorrentes da incorporação de tecnologias e estratégias gerenciais.
Com o desenvolvimento e crescimento econômico em várias regiões do país, torna-se necessário fortalecer e dar efetividade às políticas públicas de promoção e proteção à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, especialmente aPolítica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST).
Diante disso, o Conselho Nacional de Saúde convoca a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O Conselho Estadual de Saúde da Bahia na 204ª. Reunião Ordinária, em 19 de dezembro 2013, aprovou a realização da 4ª. Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Bahia (4ª CEST BA). A etapa estadual ocorrerá na 2ª quinzena de maio de 2014, e será precedida de conferências nas nove macrorregionais de saúde até 9 de maio de 2014, tendo como tema central:Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado.
A 4ª CEST BA tem por objetivo propor a efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS e eixo principal a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) no Estado da Bahia”. E apresenta como subeixos:
I – O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora nas regiões de saúde e no estado da Bahia.
II – Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora.
III – Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo.
IV – Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos municípios, Estados e União.
Entende-se que esse momento histórico de participação dos trabalhadores e das trabalhadoras e de implementação da PNST exige o engajamento e comprometimento dos Conselheiros/as de Saúde, gestores/as, trabalhadores/as e usuários/as do SUS, trabalhadores/as dos setores formais e informais da economia – trabalhadores/as domésticos, trabalhadores/as avulsos, trabalhadores/as agrícolas, autônomos/as, trabalhadores/as do serviço públicos, trabalhadores/as cooperativados e empregadores/as, estagiários/as, aposentados/as e desempregados/as, etc – e suas representações, associações, sindicatos e centrais sindicais, dentre outros, na construção de estratégias e propostas coletivas de melhorias das condições de trabalho e promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras em nosso estado.
Conteúdo Relacionado