CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > DIREÇÃO DO SINDACS BA TENTA SANAR IMPASSE DO BOLSA FAMÍLIA
21/03/2014
Na sexta-feira (14), os coordenadores Estaduais do Sindacs-BA, Lázaro Figueiredo e Edvan, realizaram reunião com os Agentes Comunitários de Saúde do Congo e Vista Alegre. O diálogo com o Gerente da Unidade do Congo, Nerisvaldo, serviu para esclarecer alguns pontos sobre o Programa Bolsa Família, situação que está causando problemas sérios de insegurança a vida dos ACS do Estado da Bahia.
Isso já foi discutido e rediscutido com a coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A senhora Ana Paula afirmou que na época estaria passando um CI via e-mail para todas as coordenações dos Distritos a decisão tomada e acertada por ambas as parte sobre o Bolsa Família, qual seja, que agente nenhum estaria realizando Bolsa Família e não seriam punidos ao negar-se a realizar.
Isto se dá por conta da situação de risco de vida que ficava em evidência quando os agentes realizavam recadastramento. “Diante de cada situação o ACS poderia fazer ou não, se ele percebesse que não estaria lhe trazendo riscos à sua segurança e à sua família”, explicou Figueiredo.
Na ocasião, o gerente Nerisvaldo ouviu atentamente o depoimento do ACS Júnior, que falou da situação já vivida na área. De acordo com o trabalhador, os riscos são iminentes. Os Agentes denunciam a insegurança sobre o Bolsa Família e deixam claro que não são os servidores que não querem, mas são as circunstâncias e a falta de participação da Equipe da Família nessa atividade em campo.
Direção Estadual do Sindacs-BA
Conteúdo Relacionado