CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > PISO SALARIAL: A LUTA DOS AGENTES SERÁ NO DIA 3 DE SETEMBRO EM BRASÍLIA
19/08/2013
Estava prevista para sexta-feira, 16/08, na Presidência da Câmara, uma reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Deputado Henrique Alves e as lideranças dos Agentes Comunitários de Saúde.
A categoria foi surpreendida quando obteve a informação de que o Ministro estava no Congresso, na Comissão de Seguridade Social debatendo o: “Mais médico”. De imediato todos os agentes de saúde se dirigiram ao local em que estava o Ministro e ocuparam os corredores das salas das comissões no Congresso.
Centenas de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias obstruíram as duas entradas da sala da comissão e com palavras de ordem exigiram a regulamentação do Piso Salarial Nacional. Ao término do debate na sala da Comissão de Seguridade Social, acerca do “Mais Médico”, o clima ficou tenso. Os Agentes de Saúde invadiram o local, e só após o acordo de que o Ministro se reuniria naquele instante com o Presidente da Câmara dos Deputados, então foi possível a saída de Padilha, mesmo assim escoltado pela polícia do Congresso.
Reunião define dia que o Piso será votado
A entrada do salão verde do Congresso ficou ocupada pelos agentes que gritavam palavras de ordem e aguardavam o resultado da reunião. Na reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Presidente da Câmara dos Deputados e lideranças dos Agentes, o Deputado Henrique Alves se comprometeu a colocar o projeto de lei que regulamenta a EC-63 em votação no dia 03 de setembro.
Mobilização pela regulamentação do Piso Salarial Nacional dos Agentes em Brasília
Na terça-feira, 13/08, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias estiveram em Brasília para defender a regulamentação do Piso Salarial Nacional. Após visitas pela manhã aos seus respectivos Deputados, representantes de seus Estados, os Agentes se dirigiram para o auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, que ficou superlotado de agentes que definiram só sair do Congresso após votação da Emenda Constitucional 63 que regulamenta a profissão.
Ainda na parte da tarde os agentes ocuparam o plenário da Câmara dos Deputados para exigir que a regulamentação da EC-63 seja colocada em votação. Mas, infelizmente a pauta no Congresso está trancada o que impede que o substitutivo que regulamenta a EC-63 seja colocado em votação.
O Presidente do Congresso, Henrique Alves, assumiu o compromisso de permitir a entrada dos Agentes no plenário da Câmara Federal, quarta-feira, a partir das 14h – horário da ordem do dia – na condição dos agentes esvaziarem o plenário.
Com informações da Fenasce/ Direção Estadual do Sindacs-BA
Conteúdo Relacionado