CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > DIREÇÃO DO SINDACS PARTICIPA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
23/04/2013
Na última terça-feira (16), o coordenador-geral do sindicato, Aldenilson Rangel, participou de uma audiência pública, solicitada pelo Conselho Municipal de Saúde de Salvador, no auditório do Ministério Público Estadual. A audiência foi marcada pela discussão de temas, como: atenção básica e vigilância sanitária. “Os assuntos abordados foram de interesse dos ACS e ACE, e como sempre, o secretário municipal da saúde, não esteve presente”, relatou Rangel.
A Diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luciana Peixoto, expos dados da Secretaria Municipal de Salvador, com relação às unidades básicas de saúde, reformas e construções de novas unidades, falou ainda, da cobertura do PACS/PSF de salvador que tem a pior cobertura do país, sendo o último colocado, com 13,7% de cobertura, ficando atrás, da cidade de Belém (PA).
A Diretora mostrou dados que comprovam que existe um crescimento na cobertura do município, e que várias ações estão em andamento para melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão de salvador. Todos os dados apresentados pela gestora foram contestados e rebatidos pelo Diretor da Atenção Básica do Estado, Ricardo Heinzeman, e também, por vários conselheiros de saúde que se manifestaram contra o que foi apontado pelo município.
“Foi importante mostrar para o público que esteve presente, que a discussão da atenção básica tem que passar pela valorização dos servidores, em especial, os ACS e ACE, que estão recebendo um salário base abaixo do mínimo, correspondente a R$ 580,43, fato que afeta a autoestima desses servidores que levam prevenção às comunidades de salvador.
Todos que estavam no evento ficaram perplexos”, reiterou Rangel.
Audiência trata do enfrentamento da dengue
Na última quarta-feira (17), representantes do sindicato participaram de nova audiência, realizada no Centro de Cultura da Câmara. O tema discutido, na ocasião, ‘enfrentamento da dengue na capital’. Mais uma vez os coordenadores do sindicato observaram a ausência do secretário municipal da saúde.
“A exposição feita pela coordenadora da vigilância do município, mais uma vez foi contestada pelo público, e em especial, por um médico que levantou várias situações que exemplificaram que não existe seriedade do município no enfrentamento da dengue, e das pessoas que são acometidas, de acordo com o profissional, os médicos do município não conseguem identificar os sintomas com precisão, o que leva as pessoas a óbito”, explicou o coordenador Aldenilson Rangel.
Para o coordenador, as audiências foram importantes, pelo fato da exposição das dificuldades das categorias terem sido destacadas nas duas ocasiões. “Mais uma vez no uso da palavra mostramos as dificuldades dos servidores ACE, e contamos um pouco da trajetória da luta do SINDACS, se não fosse à luta permanente dessa entidade em Brasília, com certeza não estariam hoje, os agentes de combate às endemias, como servidores públicos em todo o Brasil. Fizemos parte da história, e isso ninguém pode negar”, declarou Rangel. Essa foi à forma que o coordenador-geral do SINDACS encontrou para dar uma resposta clara para todas as pessoas e entidades, e emendou: “ é uma resposta para as pessoas e entidades querem entrar na luta dos trabalhadores, sem saber nada da categoria”, concluiu.
Direção Estadual do SINDACS-BA
Conteúdo Relacionado