A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e entidades sindicais, entre eles o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS) realizaram nesta segunda-feira, 11 de outubro, uma mobilização da categoria em prol da votação e aprovação da PL 2295/2000, que estabelece 30 horas de trabalho aos trabalhadores da enfermagem. A atividade aconteceu em frente ao Centro de Convenções - CentroSul, em Florianópolis, onde acontece a 62ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem.
O ato contou com a participação de estudantes de enfermagem e enfermeiros(as) de diferentes estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Sergipe, Pernambuco e Santa Catarina.
A presidenta do SERGS, Nelci Dias abriu as atividades juntamente com a presidenta da FNE, Sílvia Casagrande. Nelci chamou a categoria para participar da luta pela regulamentação da jornada de trabalho, que já dura mais de dez anos. “Com a enfermagem brasileira unida vamos manter esta pauta em debate e juntos, pressionaremos as autoridades para que votem e aprovem o PL ainda neste ano.” Durante a atividade, representantes de diferentes estados falaram da luta que, assim como os gaúchos, estão traçando para transformar o PL em realidade.
Com o por do sol de plano de fundo, os participantes do ato deram-se as mãos e fizeram um grande círculo, simbolizando a união e a força da categoria. E em uma só voz pediam 30 horas já.