CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > GREVE DEFENDIDA PELA CNTSS/CUT NO INSS GANHA ADESÃO DOS SERVIDORES E SERVIDORAS NOS ESTADOS
22/07/2024
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) mantém intensificadas a mobilização e a organização de seus Sindicatos do Setor Público Federal nos Estados e a greve no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem avançado com a conquista da adesão cada vez maior dos servidores e servidoras nas capitais e cidades do interior. A indicação de greve foi aprovada em reunião do Setorial de Federais ocorrida em 11/07 a partir de convocação feita pela direção da CNTSS/CUT.
Naquela ocasião, a CNTSS/CUT orientou para que seus Sindicatos filiados iniciassem a deflagração do movimento nos Estados a partir de 16 de julho. A decisão foi tomada em virtude da falta de avanço nas reuniões da Mesa Nacional Específica e Temporária de Negociação do Seguro Social com referência a várias demandas importantes para os servidores do INSS. Na última reunião da Mesa, em 17 de julho, o governo cedeu a pressão das entidades e concedeu alguns avanços, mas a propostas ainda está aquém das defendidas pela Confederação e das expectativas dos servidores.
A CNTSS/CUT tem cobrado do governo a manutenção do diálogo sobre a pauta dos servidores do INSS. Na próxima quarta-feira, 24/07, lideranças da Confederação participarão de uma reunião com a direção do Instituto. Na ocasião, também estarão as demais entidades nacionais representativas dos servidores do INSS. A orientação da direção da CNTSS/CUT é que seus Sindicatos mantenham a mobilização e a organização dos trabalhadores em seus Estados visando o aumento da adesão à greve.
Em entrevista concedida à Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 15/07, a presidenta da CNTSS/CUT e também secretária Nacional do Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, esclareceu que ainda falta ao governo avançar em algumas propostas que são cruciais para os servidores. “Nos últimos seis anos não tivemos reposição de servidores, ao mesmo tempo que muitos estão se aposentando. Isso está criando um gargalo indissolúvel, e temos dialogado intensamente sobre isso com o governo,” afirmou a dirigente.
Em seu Estado, o Maranhão, a organização dos trabalhadores vem acontecendo por meio do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde e Previdência do Maranhão (SINTSPREV/MA), entidade que também é dirigente. Os servidores se mantêm mobilizados em estado de greve. A organização dos trabalhadores vem se dando na Capital e no interior. Está agendada para esta terça-feira, 23/07, às 10 horas, uma reunião na Superintendência e Gerência Executiva do INSS, na cidade de São Luís. No período da tarde do mesmo dia, às 14 horas, haverá uma assembleia para deliberar sobre a construção da greve do INSS em todo o Estado.
Nos Estados onde os servidores já deliberaram por greve, a indicação da CNTSS/CUT é que os Sindicatos intensifiquem a organização. As entidades, por meio de seus Comandos de Greve, percorrem as regiões metropolitanas e as cidades do interior para realizar a mobilização visando ampliar a adesão dos trabalhadores e dialogar com a sociedade. É um trabalho árduo, tendo em vista que, além da procura pelo trabalhador presente nos equipamentos do INSS, há também o contato com quem se mantém em teletrabalho. A avaliação é que as adesões estão acontecendo de forma bastante positiva nos dois casos.
Em Pernambuco, os trabalhadores da base do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (SINDSPREV/PE) deliberaram pela adesão à greve na última quinta-feira, 18/07, e teve início já em 19 de julho. Na capital e Caruaru já há uma forte adesão, que também acontece em outras cidades. Em Guaranhuns os trabalhadores estão definindo a data para início da greve. O estado possui quatro gerências do INSS.
Na Bahia, a greve teve início em 16 de julho e está sendo organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Assistência Social (SINDPREV/BA). Os dirigentes estão realizando visitas aos locais de trabalho e ampliando o contato com os servidores em teletrabalho. Em municípios como Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana há uma boa adesão à greve. Há entre os trabalhadores da Bahia uma grande reclamação também pelas péssimas condições de trabalho nos equipamentos do INSS. A estratégia do comando de greve é intensificar os contatos nos municípios do interior do estado.
Em Sergipe, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social de Sergipe (SINDIPREV/SE) realizou assembleia com a categoria em 18 de julho, que deliberam para iniciar a greve nesta segunda-feira, 22 de julho. Os dirigentes estão percorrendo as Agências do INSS e realizando atos para dialogar com os trabalhadores buscando ampliar a adesão à greve. Esta estratégia do comitê de greve também está sendo estendida para as cidades do interior. Os primeiros atos realizados no início do dia demonstraram grande aceitação e adesão à greve por parte dos servidores.
Na Paraíba, os servidores aderiram à greve desde 16 de julho. O trabalho de mobilização tem sido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência da Paraíba (SINDSPREV/PB). A avaliação das lideranças é que em todo o Estado há sinais de adesão à greve. O comando de greve estabeleceu um calendário de mobilização que atende à Capital, região metropolitana e cidades do interior. Além dos atos e visitas às unidades, assim como a intensificação de contato com os servidores em teletrabalho, o Sindicato tem buscado realizada lives, transmissões pela internet, para dialogar com os servidores e tirar dúvidas sobre a greve.
Também em Alagoas os servidores aderiram a greve em 16 de julho. As lideranças do Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (SINDPREV/AL) estão empenhadas no contato com os trabalhadores para ampliar a adesão a partir de visitas nas Agências do INSS. Há casos em que adesão é total e em outras já acontece parcialmente, com a expectativa de ampliação da greve. O Sindicato realizou uma assembleia nesta segunda-feira, 22/07, onde foram aprovadas algumas deliberações. Está agendada para a próxima quinta-feira, 25/07, uma live para apresentação das ações definidas na assembleia. Há avaliação deste primeiro período é que a greve está avançando e conquistando adesão a cada dia.
Leia também:
Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil
CNTSS/CUT participa da 3ª Reunião da Mesa Específica e Temporária do Seguro Social
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado