CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > REPRESENTANDO A CUT, PRESIDENTA DA CNTSS/CUT TOMA POSSE NO CONSELHO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
22/11/2023
A presidenta da Confederação Nacional da Seguridade Social (CNTSS/CUT) e secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Maria Júlia Reis Nogueira, tomou posse nesta terça-feira, 21/11, como representante da Central, no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). A cerimônia de recepção dos novos conselheiros e suplentes representando os segmentos sociais e de órgãos públicos contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que, na oportunidade, coordenou a primeira reunião deste novo colegiado.
O Conselho, que foi criado no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da Lei nº 10.678, de 23/05/2003, retomou seu protagonismo neste novo governo como um espaço para discussão e formulação de propostas e políticas públicas de igualdade racial. Na sua fala, a ministra enfatizou a relevância de ter o envolvimento da sociedade na construção de políticas. "Esse é o ministério do povo. A gente sempre pensou em fazer política com a participação popular, ainda mais agora com o CNPIR. Vamos construir política", destacou Anielle Franco.
O Conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo integrado à estrutura do Ministério da Igualdade Racial. A nova composição do Conselho, formada por quarenta e quatro membro - vinte e dois representantes do Poder Público Federal, dezenove representantes de entidades da sociedade civil organizada e três personalidades reconhecidas no âmbito das relações raciais, terá seu mandato até 2025. Noventa e seis entidades participaram do processo de habilitação.
O CNPIR “tem por finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial e de reduzir as desigualdades raciais, inclusive no aspecto econômico e financeiro, social, político e cultural, ampliando o processo de controle social sobre as referidas políticas”, conforme descrição do Ministério.
José Carlos de Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado