Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CUT PEDE CESSAR FOGO IMEDIATO NA PALESTINA

CUT pede cessar fogo imediato na Palestina

10/10/2023

Em nota a CUT pede ainda a busca de solução para a histórica questão do respeito ao direito do povo palestino ao seu Estado nacional

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), divulgou nesta terça-feira (10) uma nota assinada por seu presidente Sérgio Nobre e pelo Secretário de Relações Internacionais da entidade, Antonio Lisboa, sobre a guerra declarada por Israel aos palestinos, sitiados na faixa de Gaza. Os dirigentes pedem o reconhecimento de um Estado Palestino, o fim dos conflitos com um cessar fogo imediato e lamentam a escalada da violência.

 

Baixe aqui o PDF da nota

 

Leia a íntegra da nota

 

A Central Única dos Trabalhadores que, desde a sua fundação há 40 anos, sempre foi solidária à luta do povo palestino pela sua autodeterminação num Estado nacional, direito que lhe é negado há 75 anos pelo Estado de Israel e sua política de colonização, ocupação e bloqueio de territórios palestinos, lamenta profundamente a escalada da violência que assistimos entre o movimento Hamas e Israel desde o dia 7 de outubro e a morte de civis israelenses e palestinos.

 

A CUT soma sua voz à de todos aqueles que, no plano internacional, exigem um cessar fogo imediato e a retomada de negociações do Estado de Israel com os legítimos representantes do povo palestino. Além do fim do bloqueio criminoso à Faixa de Gaza, onde vivem 2,2 milhões de pessoas que, à pretexto de represálias ao Hamas, sofrem com o corte de água, energia e combustíveis que pode provocar um caos humanitário.

 

A própria imprensa israelense, como o prestigioso jornal Haaretz, atribui a responsabilidade pela atual situação no Oriente Médio ao governo de Netanyahu, um governo racista, colonizador, autoritário e belicista, que criou uma situação de ataques cotidianos aos palestinos também na Cisjordânia, em Jerusalém oriental, e que foi questionado por grandes mobilizações dentro do próprio Estado de Israel.

 

A CUT insiste no cessar fogo imediato e na busca de solução para a histórica questão do respeito ao direito do povo palestino ao seu Estado nacional.

 

São Paulo, 10 de outubro de 2023

 

Sérgio Nobre

Presidente

 

Secretário de Relações Internacionais

Antonio Lisboa

 

 

Fonte: https://acesse.dev/9qpNa

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]