CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT REITERA REPÚDIO CONTRA FAKE NEWS QUE ATACAM FERNANDO PIGATTO E O CNS NAS REDES
14/09/2022
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) vem, por meio desta Nota, reiterar seu repúdio contra os ataques sórdidos que foram desferidos nas redes sociais, na forma de fake news, que atingiram o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e, em especial, o seu presidente, Fernando Pigatto. A sórdida campanha assentou-se sobre mentiras que acusam Pigatto e o CNS de serem contrários a aprovação da Lei nº 14.434/2022, sancionada em 05 de agosto e que instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
O comprometimento de Pigatto com a luta da enfermagem é histórico e durante todo o processo de discussão da nova legislação do piso salarial foi reafirmado firmemente como modo de fazer justiça a esta categoria que representa de forma ética e responsável a saúde. As entidades representativas destes trabalhadores e os próprios profissionais são testemunhas do compromisso exercido e honrado de maneira inquestionável por Pigatto em sua trajetória e no exercício de sua função na presidência do Conselho Nacional de Saúde, pautado sempre na defesa incondicional da saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todas as categorias profissionais que atuam nas redes pública e privada.
Para a CNTSS/CUT é inconcebível e inverossímil qualquer alusão que possa colocar em xeque os papéis de Pigatto e do Conselho Nacional da Saúde desenvolvidos de forma incansável para ver respeitados os direitos e a valorização dos trabalhadores da saúde, assim como os da sociedade em ter um sistema gratuito de saúde cada vez mais capacitado a responder por suas necessidades. Pressupostos que são inquestionáveis na ação cotidiana de Pigatto na condução de um Conselho Nacional de Saúde democrático, atuante, comprometido, representativo e pautado no controle social.
Postura esta reiterada dura e firmemente nestes períodos em que a Democracia e o Estado de Direito e o de Bem-Estar Social vêm sendo aviltados e massacrados por uma política ultraliberal e defensora do Estado Mínimo voltado à destruição dos serviços e políticas públicas. A CNTSS/CUT, como legítima representante dos trabalhadores da Saúde, Assistência e Previdência Social, manifesta, desta forma, sua solidariedade a Fernando Pigatto e reafirma a importância de seu trabalho junto ao Conselho Nacional de Saúde, ambos parceiros fundamentais na luta em defesa proativa do SUS e de seus trabalhadores.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social
Setembro de 2022
Conteúdo Relacionado