CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINTFESP GO TO: INDICATIVO DE GREVE É APROVADO EM ASSEMBLEIA DE TRABALHADORES DO INSS E MINISTÉRIO DA SAÚDE
18/03/2022
O indicativo de greve em Goiás e Tocantins reforça mobilização nacional das entidades de servidoras e servidores públicos de todo o País que convocam possível greve geral a partir do dia 23 de março. Categoria luta pela recomposição salarial de 19,99%, pelo arquivamento da PEC 32 e pela revogação da EC 95/2016, do “teto de gastos”
Trabalhadoras e trabalhadores do INSS e do Ministério da Saúde em Goiás e Tocantins aprovaram indicativo de greve em assembleia geral na noite de 18/3. O indicativo segue mobilização de caráter nacional, que prevê a partir do dia 23 de março a deflagração de possível greve geral dos Servidores Públicos Federais de todo o País. A decisão é motivada pelo descaso do atual governo que mantém os salários da categoria sem reajuste desde 2015.
Reivindicações
Além da recomposição salarial de 19,99%, trabalhadoras e trabalhadores também reivindicam o arquivamento da PEC 32 (a chamada “reforma administrativa”) e a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, do “teto de gastos”.
Luta nacional
Essa semana foi de intensa mobilização nacional, com a realização de manifestações em várias capitais. Em Brasília, cerca de 5 mil pessoas marcharam pedindo a recomposição salarial de 19,99%, referente a 3 anos de perdas com a inflação, conforme documento protocolado no dia 18 de janeiro no Ministério da Economia, com pedido de abertura de negociação.
Governo insensível
Apesar de toda a mobilização e tentativa de diálogo pelas entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras, o Governo Federal tem se recusado a negociar. A última negociação sobre salário ocorreu em 2015, durante a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff.
Aliada à falta de negociação, a inflação dos últimos anos tem corroído o poder de compra de todos os brasileiros. Tudo isso, em um cenário de “orçamentos secretos”, reajustes absurdos dos combustíveis e refinanciamento de dívidas de banqueiros.
Luta unificada
Diante do descaso e do caos vivido pelos servidores, está marcada para o dia 23 de março, em Brasília, a Assembleia Geral Unificada que vai votar a Greve Geral. Até lá, as servidoras e servidores públicos, seguindo orientação do Fonasefe, farão vigília diária em frente ao Ministério da Economia, para pressionar o Governo Federal a estabelecer um canal de negociação sobre as pautas dos SPFs. “Vamos parar o país para pedir que os direitos de quem contribui fortemente para construir esta nação sejam respeitados”, destaca a direção do SINTFESP-GO/TO.
Venha pra luta você também!
A diretoria colegiada do Sintfesp-Go/To reforça a importância da mobilização e da participação de todos, servidoras e servidores ativos e inativos do serviço público federal. O momento é importante para todas as carreiras e categorias. Se ficarmos parados, mais um ano chegará ao fim sem que tenhamos nossa reposição salarial garantida.
A sua participação é importante!
*Com informações da CUT, Fenasps, CNTSS, Sintsep-GO e Fasubra
Fonte: https://bit.ly/3qgWC6O
Conteúdo Relacionado