CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT MANIFESTA PESAR PELA MORTE DE MARGARIDA BARRETO
03/03/2022
E com um sentimento de profunda tristeza que a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social recebeu a notícia na data de hoje, 03 de março, do falecimento da médica, professora e pesquisadora, Margarida Barreto. Companheira de inúmeras contribuições realizadas junto à classe trabalhadora, Barreto deixa um grande legado e é com muito pesar que a Confederação, onde fez inúmeros amigos, divulga, por meio desta nota, esta lastimável perda.
Lendo sobre as homenagens feitas a esta grande pesquisadora é possível ver a sua importância e seu compromisso com a classe trabalhadora. Extraindo apenas duas frases dela publicadas nos sites da CUT – Central Única dos Trabalhadores e da Rede Brasil Atual é possível ver quanto visceral foi seu comprometimento com os trabalhadores. São elas, respectivamente: “O descaso com a saúde do trabalhador é comparável a um “homicídio culposo corporativo” e “Muito impactante constatar que o trabalho esteja sendo tão duro com as pessoas a ponto de, além dar o sangue e o suor, dar a vida em determinados casos”
Doutora em psicologia social, Barreto foi pioneira nos estudos sobre assédio moral no trabalho e também sobre assédio sexual. Rigorosa nas suas concepções, foi um exemplo na sua área de atuação na ciência. Seus estudos permitiram agregar inúmeros subsídios para a luta dos trabalhadores. A Confederação reitera que seu imenso legado foi e será sempre vital para as discussões de defesa da classe trabalhadora. Margarida Barreto, presente.
CNTSS/CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social
Conteúdo Relacionado