Conforme proposta do SinPsi - Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, a senadora Marta Suplicy foi designada para a relatoria do PLC 150/09, que dispõe sobre a jornada máxima de trabalho dos psicólogos.
Durante a sua campanha para o Senado Federal, na qual consagrou-se vitoriosa, Marta Suplicy já havia manifestado, através de uma carta-compromisso, seu apoio à reivindicação dos psicólogos por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Marta, que é psicóloga formada pela PUC/SP, reconhece a importância da limitação da jornada para o exercício qualitativo da profissão, já que o psicólogo (a) lida constantemente com a saúde mental das pessoas, exigindo intensa preparação e dedicação. Caso submetido a uma jornada excessiva, o profissional pode ter reduzida sua capacidade de atenção e qualidade dos serviços prestados.
Agora, o Sindicato espera que a senadora incorpore ao PLC 150/09 uma emenda que garanta a jornada de 30 horas para os psicólogos. Não é de hoje que os profissionais da Psicologia estão envolvidos com a questão da redução da jornada. Após algumas iniciativas frustradas, é fundamental neste momento manter o clima de mobilização para os parlamentares darem prioridade à nossa causa.
A participação da categoria será fundamental para a efetivação desta conquista. Encaminhe nosso Manifesto aos senadores titulares da Comissão de Assuntos Sociais.