O Sindicato dos Enfermeiros convida toda categoria a participar, na quinta-feira, 28 de abril, da mobilização pelo Dia Internacional em Memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A atividade será no largo Glênio Peres, Centro de Porto Alegre, a partir das 8 horas.
No ato serão abordados temas como assédio moral, perícias médicas/INSS, doenças e acidentes do trabalho, fator previdenciário e reforma da previdência, SUS, Fundações e Conferências da Saúde. Durante a atividade também haverá profissionais realizando consultorias jurídicas e de medicina do trabalho.
O Fórum Sindical da Saúde do Trabalhador, organizador do evento, confirmou a presença da Gerente Regional Sul do INSS, Eliane Luiza Schimidt, que estará esclarecendo dúvidas dos profissionais da saúde e seus representantes.
Neste ano, além de defender a redução da jornada, o encontro vai defender o fim do fator previdenciário, mecanismo criado pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso para “frear aposentadorias prematuras”, mas que na verdade, tornou-se um grande redutor de benefícios, sobretudo para população mais pobre.
Saiba mais
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003 adota o dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi escolhida em homenagem aos 78 trabalhadores que, em 1969, morreram na explosão de uma mina norte-americana. O acidente foi causado pela falta de prevenção e pelas precárias condições de trabalho impostas pelos patrões.