CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SETEMBRO AMARELO: TAXA DE SUICÍDIO É MAIOR ENTRE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE
24/09/2021
A campanha do Setembro Amarelo, voltada para o combate ao suicídio é um fator importante para fazer com que a sociedade reflita sobre fatos, muitas vezes despercebíveis em relação às mortes autoprovocadas no Brasil. Um fato importante, mas não tão visível, é que esse fenômeno atinge mais as pessoas idosas do que a população em geral.
Segundo Ministério da Saúde para cada 20 tentativas um suicídio é consumado entre as pessoas com idade menor que 60 anos, no contrário, para cada duas tentativas entre os idosos, uma é consumada com sucesso. Esse número já é observado por estudiosos que percebem um aumento significativo desde os anos 80, com um crescimento de mais de 215,7% nessa faixa etária entre 1980 e 2012.
Segundo a pesquisa Mortalidade e Suicídio de Idosos do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, mais de 1.200 idosos se suicidam por ano no país, com 8,9 para cada 100 mil habitantes contra 5,5 entre a população em geral. A região Sul é a que possui o maior índice (44,5%), no Nordeste, a taxa é de 13,3%.
O motivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que os idosos são mais determinados e em tempos de isolamento social, a situação se torna ainda mais grave. Frases como “não quero incomodar ninguém, já vivi demais” podem ser consideradas como sinais. O Sindsprev-PE é a favor da vida. Fique atento aos sinais e busque ajuda. O Centro de Valorização à Vida funciona através do Disk 188.
por Martihene
Fonte: https://bit.ly/3o60NSK
Conteúdo Relacionado