É com grande pesar que a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social tomou conhecimento, por meio do Sindsaúde AM – Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Estado do Amazonas, do falecimento, na data desta terça-feira, 11 de maio, da companheira Maria Rita Teixeira dos Santos. Maria Rita atualmente fazia parte da direção do Sindicato exercendo a função de Secretária Geral, também ocupava cargo na direção da CUT – Central Única dos Trabalhadores do Amazonas e presidia o Conselho Municipal de Saúde.
A trajetória de Maria Rita Teixeira dos Santos sempre foi pautada na defesa da saúde, dos direitos dos trabalhadores deste setor, do SUS – Sistema Único de Saúde e dos usuários dos sistemas de saúde. Mesmo com todos os riscos de contaminação que este período da pandemia trouxe, Maria Rita nunca deixou de lutar e militar na defesa daquilo que sempre acreditou. A companheira esteve na ativa até ser acometida por problemas no seu sistema circulatório, que a fez ser hospitalizada para tratamento, mas por conta de complicações no seu quadro clínico, veio a óbito na data de ontem.
Companheira que sempre atuou com grande compromisso e entusiasmo nos diversos espaços onde exercia de forma muito aguerrida e apaixonada a defesa da saúde e dos trabalhadores da área, Maria Rita deixará muitas saudades a todos que a conheceram. Aproveitamos este momento para expressar nossos sentimentos aos familiares, amigos e companheiros do cotidiano de lutas de Maria Rita. A companheira fará falta.
CNTSS/CUT Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social