CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CONFIRA A LIVE SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) COM ALDAIZA SPOSATI, MARGARETH DALLARUVERA E ALDENORA GONZÁLEZ
01/07/2020
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, em nova transmissão ao vivo, live, realizada nesta terça-feira, 30 de junho, levou ao ar, por meio de sua página no facebook (@cntsscut), o tema “A importância do fortalecimento dos trabalhadores e usuários no SUAS – Sistema Único de Assistência Social”. A transmissão contou com a mediação da secretária de Saúde do Trabalhador da Confederação, Maria Godoi de Faria, e faz parte de ciclo de debates para discutir a realidade dos trabalhadores essenciais neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Clique aqui e veja a transmissão:
Colaboraram com a discussão a professora da PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Aldaiza Sposati; a assistente Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, mestra em Serviço Social, professora aposentada e ex-Conselheira do CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social, Margareth Alves Dallaruvera; e a presidenta do CNAS gestão 2019 e atual vice-presidente representando a sociedade civil pelo segmento de usuários, Aldenora Gomes González. A partir desta representação dos setores acadêmico, dos trabalhadores e usuários do sistema foi possível traçar um quadro bastante amplo sobre o processo de consolidação do SUAS, sua importância e seus principais desafios.
Incluída no chamado tripé da Seguridade Social, como a Saúde e Previdência Social, a Assistência Social tem seu papel intensificado neste momento de pandemia em que os setores mais vulneráveis da sociedade necessitam ainda mais das políticas e programas disponibilizados pela rede de atendimento do sistema. A resistência dos profissionais e usuários do SUAS contra os ataques dos governos estabelecidos desde 2016 no âmbito federal é intensa. A preservação das políticas estabelecidas nesta área desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 tem sido travada bravamente pelos trabalhadores, usuários e setores sociais e acadêmicos do campo progressista.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado