A inauguração da nova sede adquirida pelo SERGS marcou as comemorações do Dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro(a).
A nova sede fica na travessa Francisco Leonardo Truda, 40, 5º andar, no centro histórico de Porto Alegre.
Durante a cerimônia de inauguração, a enfermeira Flávia Hentschel, primeira presidenta do SERGS lembrou os tempos difíceis do Sindicato, onde a própria associação à entidade exigia muita coragem. “Foram tempos difíceis, que com determinação superamos”, acrescentou. Ela lembrou que o SERGS foi o primeiro sindicato de enfermeiros do Brasil.
O representante da CUT/RS, Paulo Farias, parabenizou os enfermeiros(as) e frisou a importância da categoria para a classe trabalhadora, especialmente na defesa da saúde pública, de qualidade e na luta pelo fortalecimento do SUS. Para ele, demandas como a luta contra o ato médico e pelas 30 horas são legítimas e tem o apoio da Central.
Emoção
Em sua fala, a atual presidente do SERGS, Nelci Dias, agradeceu a presença de todos e destacou que a conquista da nova sede é de toda a categoria. Homenageou os profissionais presentes pelo Dia do Enfermeiro e disse que este é um 12 de maio especial para os trabalhadores.
Para Nelci, é importante para o sindicato manter-se combativo em defesa da classe trabalhadora, do SUS e da ética e democracia nos espaços de saúde públicos ou privados. Lembrou que uma série de pessoas, desde a primeira gestão da entidade, se sacrificaram para que este momento chegasse.
“Dentro da categoria temos pessoas que deram sua vida pela transparência e democracia nas entidades representativas dos enfermeiros”, disse citando Edma e Marcus e defendeu a absoluta transparência do sistema COFEN/COREN.
No final, agradeceu a todos e destacou as melhorias que serão colocadas à disposição dos enfermeiros(as) com a nova sede.”Demos um passo importante na qualificação do atendimento aos trabalhadores e na valorização do seu patrimônio”, comemorou.
Diversas entidades prestigiaram o evento, entre elas o Sindjus/RS, SIMPE, Sindicato dos Jornalistas do RS, Sindicato do Bancários, Sindicato dos Farmacêuticos do RS, Federação dos Metalúrgicos do RS, Assessorias Jurídicsa Paese e Youg, Dias, Lauxen e Lima, Sindicato dos Nutricionistas, ABEN/RS e ABEN/Nacional, Direções das Escolas de Enfermagem da UFRGS e da PUCRS, Abenfo/RS, entre outros.
Foto: Maria Rosa Junges