CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE-ES LANÇA CARAVANA DA SAÚDE E REALIZA ATO CONTRA AS TERCEIRIZAÇÕES
26/07/2018
Sindicalistas, estudantes, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais ocuparam as escadarias do Palácio Anchieta na quarta, 18/07, para o lançamento da Caravana da Saúde e Ato Contra as Terceirizações.
Proferindo palavras de ordem e munidos de faixas e cartazes, os manifestantes também distribuíram panfletos para a população nas Avenidas Getúlio Vargas e Jerônimo Monteiro, com o objetivo de explicar a política de exclusão adotada por Paulo Hartung e o abandono sofrido pela área da Saúde, marcada pelas péssimas condições de trabalho, atendimentos feitos nos corredores lotados, mortes que poderiam ser evitadas e falta de medicamentos e material básico nos hospitais.
"E mesmo com todas as mazelas, o Governador anunciou que pretende entregar mais seis hospitais públicos para as empresas travestidas de organizações sociais. Não vamos permitir que mais verba pública seja drenada para o setor privado", disse o diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Nascimento.
A lista de novas terceirizações de PH inclui o Hospital Roberto Arnizaut Silvares - HRAS (São Matheus); Hospital Estadual de Barra de São Francisco; Hospital e Maternidades Silvio Ávidos - HMSA (Colatina); Hospital Dório Silva - HDS (Serra); Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória - HEINSG (Vitória); e Hospital Antônio Bezerra de Farias - HABF (Vila Velha).
Os manifestantes apresentaram também um painel com miniaturas de 30 caixões, que representam o aumento do número de óbitos de recém-nascidos no Heimaba, após o hospital ter sido terceirizado e entregue para a Organização Social IGH - Instituto de Gestão e Humanização.
Ao final do ato, foi entregue um documento do Sindsaúde solicitando audiência urgente com o Governador. "Após este ato e o lançamento da Caravana da Saúde, a primeira parada já está agendada para São Mateus, no dia 24 de julho, às 18h, na Câmara de Vereadores do Município", anunciou a direção do Sindicato.
A defesa do SUS é uma luta de todas e todos. Saúde não é mercadoria para ser colocada à venda!
Caravana percorre Norte capixaba
Na quinta-feira (19/07), a Caravana da Saúde percorreu os municípios de São Mateus e Linhares. Pela manhã, o grupo de sindicalistas esteve no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares e no Hemonúcleo, ambos em São Mateus. Na parte da tarde, foi a vez do Hospital Geral de Linhares (HGL), onde mais uma vez foi constatada a situação caótica no atendimento à população.
"Paulo Hartung anunciou que pretende terceirizar mais seis hospitais públicos até o final deste ano. A Caravana da Saúde foi pensada como uma resposta contra esta política de exclusão praticada por PH. Além das reuniões que estamos realizando com os servidores e servidoras da Saúde dos municípios visitados, estamos também distribuindo panfletos e conversando com as pessoas nas praças e vias públicas", explica o diretor do Sindsaúde-ES, José Reinaldo.
Além de drenar verba pública da saúde para as empresas travestidas de organizações sociais, o processo de privatização/terceirização tem apresentado resultados danosos para os trabalhadores(as) e para a população. "O abandono sofrido pela área da Saúde é uma marca do governo PH. Estamos denunciando e vamos continuar na luta contra as péssimas condições de trabalho, atendimentos feitos nos corredores lotados, mortes que poderiam ser evitadas e falta de medicamentos e material básico nos hospitais", conclui Cynara Azevedo, da Secretaria de Condições de Trabalho do Sindsaúde-ES.
Na lista com a ameaça de futuras terceirizações de PH constam o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus; Hospital Estadual de Barra de São Francisco; Hospital e Maternidades Silvio Ávidos - HMSA (Colatina); Hospital Dório Silva - HDS (Serra); Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória - HEINSG (Vitória); e Hospital Antônio Bezerra de Farias - HABF (Vila Velha).
Conteúdo Relacionado