CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > EM GREVE, SERVIDORES MUNICIPAIS DE MACEIÓ REALIZAM ASSEMBLEIA UNIFICADA, FAZEM PASSEATA E ATO PÚBLICO
19/07/2018
O primeiro dia da greve geral dos trabalhadores da prefeitura municipal de Maceió, nesta terça-feira (17/07), foi marcado por três grandes atividades de mobilização. Primeiro aconteceu a Assembleia Unificada de todas as categorias, lotando o ginásio do Clube Fênix. Depois os trabalhadores seguiram em passeata pelas ruas de Maceió, culminando com grande ato público em frente a Prefeitura Municipal. O principal detalhe desta última atividade do dia foi o fato de nenhum dirigente municipal ter aceitado conversar com os grevistas.
Estiveram presentes na mobilização deste dia histórico as seguintes entidades classistas: SINDPREV AL – SINTEAL – SINDSPREF – SASEAL, entre outras.
Vale lembrar que a última proposta enviada pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB) foi de apenas 3% (três por cento), retroagindo ao mês de junho. Esta proposta não foi aceita pelo conjunto dos trabalhadores municipais em Assembleia Unificada, realizada no dia 11/07. Nesta mesma Assembleia foi deliberado pela decretação de GREVE.
Os/as trabalhadores/as reivindicam um reajuste de 15,41%, que representa a perda da inflação dos anos 2014, 2015, 2016 e 2017, retroativo a janeiro de 2018 (mês da data-base).
Próxima atividade de luta
O SINDPREV-AL convoca todos os seus associados da Saúde Municipal de Maceió para um novo ato unificado de protesto, na sexta-feira (20 de julho), às 07 horas, na Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), no Centro de Maceió.
Derrocada de Suruagy
Lembrando que as atividades realizadas na terça-feira têm um simbolismo ainda mais marcante para o conjunto dos trabalhadores do serviço público alagoano, pois foi exatamente neste dia que aconteceu o afastamento do então governador Divaldo Suruagy na década de 90, justamente depois de uma intensa e marcante luta dos trabalhadores contra um governo de arrocho salarial jamais visto na história do Estado.
Conteúdo Relacionado