CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > MULHER: PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DE ÚTERO
17/10/2017
O SindSaúde ABC apoia a luta contra o câncer de mama e do colo de útero e chama a atenção das mulheres para a importância do autoexame e do acompanhamento médico anual, através da mamografia e do Papanicolau.
Embora o assunto mereça a atenção durante todo o ano, o mês de outubro é especialmente dedicado a essa luta. O movimento Outubro Rosa surgiu nos anos 1990, nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações referentes ao câncer de mama, nesse mês. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres, atingindo 22% da população feminina global, a cada ano e causando 522 mil mortes anuais, conforme o Instituto Oncoguia.
Cerca de 960 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Destes, aproximadamente 60 mil novos casos são de câncer de mama. Hoje milhares de pacientes e suas famílias, amigos, colegas convivem com a doença.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres após os 50 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Já o câncer de colo do útero é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo, perdendo apenas para o câncer de mama. Embora essa estatística seja assustadora, é um tipo de câncer que pode ser evitado com o exame de Papanicolau, que se baseia na retirada de células do colo uterino.
Conteúdo Relacionado