CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > BRASILEIRAS FORTALECEM DEBATE SOBRE DIREITOS DA MULHER E JUSTIÇA FISCAL EM EVENTO NA COLÔMBIA
20/06/2017
A secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, secretária adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT Nacional e diretora de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindsaúde/GO, Maria de Fátima Veloso Cunha foi uma das brasileiras que participaram do Encontro global dos Direitos das Mulheres e Justiça Tributária realizado em Bogotá, capital da Colômbia entre os dias 13, 14 e 15 de junho. O evento reuniu mulheres de cerca de 70 países.
Enquanto participante, Maria de Fátima Veloso – que sempre atuou em defesa da equidade de gênero – destacou que “a reflexão sobre a justiça fiscal e de gênero precisa estar cada vez mais presente nos espaços de debates e que as mulheres são as maiores vítimas, uma vez que ganham menos e consequentemente acabando contribuindo mais”.
Ainda de acordo com ela, nesse contexto o "debate abordou pontos bem característicos como os fundos de ativos financeiros globais; o deslocamento do dinheiro da produção para o rentismo e para a especulação; a privatização em massa atingindo as últimas fronteiras nas áreas de educação, saúde , segurança e assistência social; a intensa retirada de direitos dos trabalhadores; a intensa precarização das relações trabalhistas; informalidade trabalhista; estímulo ao empreendedorismo e pejotizacão".
Além de compartilhar experiências, outro objetivo do Encontro promovido pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) foi concentrar esforços na construção de uma “narrativa coesa e de novas estratégias” para o fortalecimento do papel da mulher no enfrentamento das “posições políticas regressivas que sustentam as abordagens fiscais neoliberais da política fiscal”.
O evento reuniu 78 mulheres vindas de todos os cinco Continentes. Além de representantes dos sindicatos da sociedade civil diversificada, a reunião global reuniu organizações envolvidas com os direitos das mulheres, justiça tributária, pesquisadores, defensores e ativistas.
Com informações da ISP – www.world-psi.org - Fotos: word-psi.org
Conteúdo Relacionado