CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > PSICÓLOGOS PRESENTES NO VI CONGRESSO DA ULAPSI REALIZAM ATO CONTRA O GOLPE EM CURSO NO BRASIL
16/06/2016
A situação política vivida no Brasil, que desembocou na abertura do processo de impeachment e o afastamento por 180 dias da presidenta reeleita, Dilma Rousseff, repercute em vários países dos vários continentes sendo observado por estas nações da forma como ele realmente é: como um golpe dado contra a presidente, a jovem democracia brasileira e o Estado de Direito. Desta vez, a solidariedade à presidenta e ao povo brasileiro veio da Argentina.
Entre os dias 08 e 11 de junho, a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, sediou o VI Congresso do ULAPSI – União Latino-americana de Entidades de Psicologia. Trata-se de um espaço para o encontro de carácter académico, científico e profissional, repetido a cada dois anos em diferentes países da América Latina e conta com a participação de profissionais e estudantes de países da região.
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social teve duas de suas entidades presentes ao Congresso. Participaram do evento representantes da Sinpsi SP - Sindicato dos Psicólogos de São Paulo e da FENAPSI - Federação Nacional dos Psicólogos. Estas entidades, em conjunto com os organizadores do Congresso, protagonizaram a realização da manifestação em defesa da democracia brasileira e de denúncia ao golpe perpetrado contra o governo da presidenta Dilma Roussef.
Na sexta-feira, 10/06, os psicólogos reunidos no Congresso realizaram uma manifestação em frente à embaixada Brasileira em Buenos Aires. Na ocasião, os participantes do ato denunciaram o golpe e condenaram a atitude de seus idealizadores. O ato teve como tema “Psicologia Latino-Americana contra o Golpe” e reuniu psicólogos, estudantes e cidadãos em defesa da democracia brasileira e da América Latina.
Foram organizadores do Congresso entidades como a Associação Argentina de Estudos e Pesquisas em Psicodiagnóstico (ADEIP); Associação Argentina de Rorschach (Aapro); Associação de Psicólogos de Buenos Aires (APBA); Psicólogos Associação do Trabalho da Argentina (APSILA); Argentina Associação de Psicologia Legal e Forense (AAPJYF); Psicólogos Federação da Argentina (FePRA).
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado