CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA CNTSS/CUT DISCUTE PLANO DE AÇÃO DO INSS
02/06/2016
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social realizou o “Seminário sobre Plano de Ação do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social”. O evento, que aconteceu em maio, reuniu lideranças dos sindicatos federais filiados, representantes da base e dirigentes da Confederação. O objetivo principal foi a discussão de estratégias e ações de acompanhamento do Plano para o período de 2016/2017.
A coordenação do Seminário ficou por conta da secretária de Comunicação da CNTSS/CUT, Terezinha de Jesus Aguiar, que teve o apoio do assessor político sindical do Sindsprev PE, Flávio Marinho. Os trabalhos tiveram início com a apresentação do Mapa Estratégico do INSS, onde foi feita a vinculação com o Plano e a necessidade de proposição de metas. Este momento contou com a contribuição da coordenadora geral de Planejamento e Gestão Estratégica do Instituto, Cibele Magalhães.
O modelo de gestão do INSS foi discutido a partir da apresentação da pesquisa realizada pela Universidade de Brasília com o título o “Modelo de Gestão do INSS: das metas ao caos – gestão gerencialista e produtivista do INSS”. Este momento teve a colaboração da professora doutora Ana Magnólia Mendes, que demostrou que o modelo desenvolvido está “fadado ao fracasso” em relação à gestão do trabalho e à saúde do trabalhador. A pesquisa, que se desdobrou na cartilha “Das metas ao caos – gestão gerencialista e produtivista do INSS”, apresenta caminhos que podem ser adotados pelo Instituto.
O relatório do Seminário destaca que “a pesquisadora demonstrou, por meio de estudos, o quanto o atual modelo de gestão do INSS tem como principal resultado o adoecimento continuo dos servidores envolvidos nesse processo que traz metas inexequíveis, além de não dar condições para o alcance da missão institucional. Essa abordagem fez com que os participantes refletissem sobre a servidão voluntária praticada inconscientemente pelos servidores da autarquia”.
Foi realizada uma exposição sobre o surgimento da Previdência Social e das lutas da categoria da Saúde e Previdência. Esta atividade foi desenvolvida pela secretária de Comunicação da Confederação. Observou-se que a estrutura criada originalmente esta modificada, a partir do desmembramento de autarquias e a criação de vários órgãos presentes em diversos ministérios.
Foram abordados os resultados do Seminário Regionais para construção do Plano de Ação ocorridos em Pernambuco e São Paulo. Detectou-se nestes espaços de discussões a mesma impressão dos estudos apresentados de que o modelo atual é totalmente inadequado e converge em resultados obsoletos e ainda sacrifica o trabalhador que adoece em grande número. Foi unânime a percepção de que é preciso uma revisão do atual modelo.
Estas discussões e debates convergiram para a realização de trabalhos em grupos. Os participantes puderam apontar sugestões para monitoramento do atual Plano e sobre a preparação para a elaboração para os próximos ciclos. Foram encaminhadas indicações estratégicas para a agenda de atividades da CNTSS/CUT. Os dirigentes priorizaram os seguintes temas em seus trabalhos de grupo: formação, observatório de modelo de gestão e comunicação. Foi determinado que a Confederação analisará as propostas para incorporá-las na agenda de lutas.
Clique aqui e veja a íntegra do relatório:
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado