CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSPREV PE: SERVIDORES PROTESTAM CONTRA PLP 257/16 NO RECIFE
14/04/2016
A quinta-feira (14/04) é de luta para os servidores federais. Seguindo a recomendação do Fórum dos Sindicatos dos Servidores Públicos Federais da CUT/PE, uma série de mobilizações foi agendada em todo o país para dizer não ao PLP 257/16 que tramita em regime de urgência no Congresso. Em Pernambuco, o Ato Público articulado pelo Sindsprev PE em parceria com o Sindsep aconteceu na Praça da Independência, mais conhecida como Pracinha do Diário. No protesto, também foi entregue uma carta aberta à população esclarecendo os motivos para o ato e houve uma apresentação teatral da TV Sindical fazendo críticas ao projeto.
A categoria foi às ruas exigir o respeito aos direitos dos trabalhadores. O projeto de lei é considerado um pacote de maldades e inclui até mesmo programa de demissão voluntária e desvalorização do salário mínimo, além de comprometer o acordo de greve.
No Recife, a mobilização começou por volta das 9h40 e reúne os servidores da base do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco, como funcionários da Funasa, do INSS, da PAM Centro, do Hospital Agamenon Magalhães e do Hospital Geral de Areias e também da base do Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco, como os trabalhadores do Incra e do Instituto Federal em Educação.
Em Brasília, a manifestação aconteceu às 9h, no Anexo III da Câmara dos Deputados.
O que prevê o PLP 257?
O PLP institui o choque de gestão no país e ameaça uma série de direitos trabalhistas e salariais dos servidores nas três esferas: municipal, estadual e federal. Ele adota uma série de medidas como suspensão do concurso público, congelamento de salário e o estímulo à demissão voluntária no funcionalismo.
O projeto chega a falar em suspensão da valorização anual do salário mínimo, o que prejudicaria também os trabalhadores do setor privado. Além disso, tem como proposta alongar a dívida pública dos estados e vem acompanhado de condicionantes que provocam uma profunda reforma administrativa. O PLP Mais de 200 emendas já foram apresentadas ao PLP que segue com votação em regime de urgência constitucional.
Conteúdo Relacionado