SERGS - CAMPANHA SALARIAL 2011
Sindberf e Sindhospa retardam início das negociações, ignoram reivindicações e tentam impor rebaixamento no Acordo
Nas reuniões de negociações que o SERGS com o Sindberf e Sindhospa, os patronais se limitaram a manter o mesmo discurso de que passam por dificuldades financeiras e as tentativas de retirar direitos. Além da demora para iniciar a negociação, ignoram a pauta do aumento real, as propostas salariais estão longe de atender a expectativa dos enfermeiros e ainda buscam rebaixar ou retirar algumas cláusulas do atual acordo.
Para o SERGS, a decisão unilateral de incluir a reposição da inflação nos contra-cheques é uma tentativa dos patronais de desmobilizar a categoria.
Sindihospa - A pauta já foi entregue e o sindicato patronal apresentou contraproposta de reposição do INPC do período (6,30%), mais 0,7% de aumento real. Os trabalhadores querem o INPC mais 13% relativo as perdas desde 2003, ano que o nem o INPC foi pago integralmente. Além da questão salarial, os enfermeiros negociam a manutenção e ampliação do adicional de especialização, piso e jornada de trabalho, extensão do adicional noturno até o final da jornada nos hospitais privados e opção dos enfermeiros que atuam no turno da noite há mais de 10 anos e que tenham 45 de idade de passar para o dia sem perder o adicional noturno.
Sindberf - Com o Sindberf tivemos uma reunião no dia 10 de junho e também já foi apresentada a pauta de reivindicações. O Sindicato patronal limitou a proposta financeira ao INPC com 0% de reposição salarial.