CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > BETIM: ATO CONTRA O FECHAMENTO DA MATERNIDADE MUNICIPAL E EM DEFESA DO SUS
16/03/2016
No 08 de março, dia internacional das mulheres, o SindSaúde MG – Núcleo Regional Betim – realizou, junto à população e trabalhadores(as), ato contra o fechamento da Maternidade Municipal de Betim.
Havia flores. Mas também havia bandeiras e discursos de muita força e resistência. Em Betim, este 08 de março, dia internacional da mulher, foi celebrado com muita mobilização em frente à Maternidade Municipal do bairro Teresópolis. O ato foi contra o fechamento do Hospital, medida que já foi sinalizada pela Prefeitura de Betim, em um contexto de cortes drásticos na saúde pública.
Com ampla participação das(os) trabalhadores(as), usuários, comunidade e apoiadores, o ato teve como objetivo denunciar a chance do fechamento e ressaltar a importância da Maternidade, não só para os moradores da região, mas para a cidade de Betim e também para outros municípios. Foi lembrado que a unidade oferece um serviço de referência e inclusive já foi premiada no Brasil e no exterior.
Adelina Rodrigues, que acompanha sua filha na Maternidade, também criticou a postura da Prefeitura: “Esse serviço é muito importante para as mulheres. Imagina quantas crianças nasceram e ainda estão por nascer aqui? Eu não concordo de jeito nenhum com esse fechamento”, afirmou.
Além disso, muitos apoiadores compartilharam o microfone para denunciar o tratamento que o governo municipal vem dando à saúde. Entre eles, sindicalistas do SindSaúde, SindUte, SindSerb, movimento estudantil, associações de moradores, vereadores Antônio Carlos, Tiago Santana, Carlos Oliveira e Eutair dos Santos, Deputados estaduais Marilia Campos e Geraldo Pimenta, a ex-prefeita de Betim, Maria do Carmo, que também denunciaram a ofensiva contra a população e alguns afirmaram que é orquestrada pelo Partido da atual gestão, PSDB.
Enquanto ocorria o ato, uma das trabalhadoras pediu o microfone para anunciar o nascimento da segunda criança naquela manhã. Todos aplaudiram com a esperança de que esse serviço continue sendo prestado. O ato foi encerrado com um abraço à Maternidade, em que todos e todas presentes demonstraram união para que o cuidado às crianças e mulheres seja garantido.
Para o SindSaúde, é importante unir esses esforços contra os cortes impostos pela Prefeitura, isso tem representado um claro ataque aos direitos básicos da população e dos servidores de Betim. Seguiremos em luta, contra qualquer tipo de retrocesso!
O SindSaúde também denunciou que a Secretária Municipal de Saúde e o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) estão destruindo o SUS Betim, desrespeitando os trabalhadores e usuários e que é preciso que todos façamos a Defesa do SUS!!!
Conteúdo Relacionado