CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > PRESIDENTA DO SINDESC FALA SOBRE OS DESAFIOS DA NOVA DIREÇÃO DO SINDICATO
27/10/2015
O SINDESC - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região recentemente realizou seu processo de eleições que culminou com a posse, em setembro, da direção reeleita para a entidade. O Sindicato tem mais de 50 anos, foi fundado em 1957, e possui uma subsede no litoral do Estado. Atende aos profissionais da área de saúde que trabalham em empresas filantrópicas e particulares na Capital e Região. Um exemplo de sua postura combativa pode ser observado com a conquista, desde 1989, da jornada de 36 horas semanais de trabalho.
A presidente do Sindicato, Isabel Cristina Gonçalves, participou como delegada do 12º CONCUT – Congresso Nacional da CUT, que aconteceu de 13 a 17 de outubro, em São Paulo. Na ocasião, concedeu uma entrevista para falar um pouco sobre como está a luta dos trabalhadores na região do Paraná. A gravação aconteceu na tarde do último dia de debates e votações do CONCUT, na sexta-feira, 16 de outubro, em um momento em que as discussões já haviam terminado e aclamada a nova direção da CUT Nacional.
Isabel Gonçalves mencionou que há uma luta muito grande dos trabalhadores da base contra o processo de demissões que vem aumentando a cada dia. Segundo ela, o sindicato tem mantido seu perfil combativo e, por consequência, vem conquistando melhorias para os trabalhadores. Cita como exemplo a campanha salarial deste ano que permitiu que os profissionais pudessem ter a reposição das perdas e aumento real nos salários, além da manutenção de direitos que impedem a terceirização.
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
Observando o aspecto regional, a presidenta do SINDESC falou sobre as dificuldades encontradas para a organização dos trabalhadores. “Somos organizados hoje em 14 sindicatos, sendo que destes nove são cutistas. A Federação oficial não está a nosso favor e nos impede de participar da organização. Juntamos estes 14 sindicatos que ficaram de fora da Federação oficial e estamos tentando montar uma Federação representativa”, afirma Isabel Gonçalves.
Para finalizar, Isabel foi perguntada sobre a impressão que teve dos trabalhos da semana no 12º CONCUT. “Saio do Congresso renovada e fortalecida com novas informações e projetos para enfrentar o que vem pela frente. O Congresso aponta rumos e mostra cenários que são fundamentais para que possamos enfrentar a crise, superá-la e sair vitoriosos”, menciona a dirigente sindical.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado