CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS DE SALVADOR ANUNCIAM FIM DE GREVE APÓS 2 MESES
09/09/2015
Na quarta-feira (2), em assembleia na Praça Castro Alves, os agentes de saúde e endemias de Salvador, em greve há 64 dias, anunciaram o fim do movimento. Cerca de mil agentes votaram pelo fim da greve. De acordo com a direção do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas e Epidemiológicas do Estado da Bahia (Sindacs-BA), todos vão retomar as atividades com a certeza de dever cumprido, mesmo com todos os obstáculos enfrentados nesses dias de muita luta.
Nesses 64 dias foram realizados diversos protestos pela cidade. Em todas as mobilizações a categoria esteve determinada, com espírito de luta, mas, sobretudo, com paciência para entender o grau de dificuldade que envolveu todo o processo de discussão com a Gestão Municipal.
A direção do Sindacs manteve a capacidade de negociar mesmo nos momentos mais tensos, provando a importância de apostar até o último minuto no processo de negociação, e afastar qualquer possibilidade de danos para a categoria.
O diálogo na mesa de negociação e a luta dos trabalhadores sempre serão a estratégia do SINDASC/BA na busca por melhores condições de trabalho dessa classe que almeja por valorização.
Para o Coordenador Geral do SINDACS/BA, Aldenilson Rangel, a categoria renasceu. “Os ACS e ACE mostraram força. Eles lutaram pelos objetivos mesmo com toda dificuldade criada pela gestão, e também pelos que se dizem “pseudo-sindicalistas”.
A coordenação do sindicato mostrou que com respeito, humildade e união vão conseguir fortalecer a luta pelo Piso Nacional. O sentimento de vitória, daqueles que participaram da luta, só faz crescer.
Os diretores do sindicato entendem que mesmo não sendo a proposta ideal, o almejado pagamento do piso nacional da categoria, ainda há uma melhora significativa. Portanto, finalizar a greve seria o caminho mais correto. Vale ressaltar que o sindicato encaminhou uma proposta para a gestão apreciar e restituir os dias não trabalhados, que foram cortados de forma ilegal pela Gestão Municipal.
A entidade continuará apoiando os trabalhadores, buscando contribuir ainda mais para a saída desse impasse. Fica a lição para o Governo Municipal que, por conta de uma postura intransigente, postergou ao máximo a apresentação da proposta final. Atitudes semelhantes não poderão se repetir, é preciso transparência, diálogo e muita disposição para negociar.
A coordenação parabeniza cada trabalhador (a) pelo empenho em buscar na “raça” o cumprimento de Lei Federal 12.994/14, porém, depois dessa batalha, a categoria deverá continuar mobilizada para todas que ainda estão por vir.
Direção do SINDACS
Conteúdo Relacionado