CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT PARTICIPA DA “CONFERÊNCIA CONTINENTAL CONTRA O RACISMO NO LOCAL DE TRABALHO”
27/08/2015
O INSPIR – Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial, com o apoio do Centro de Solidariedade e ISP, realizou durante os dias 17 a 19 de agosto, em São Paulo, a “Conferência Continental Contra o Racismo no Local de Trabalho”. A cerimônia de abertura foi dedicada à comemoração do 20º aniversário do Instituto, que foi fundado por CUT, CGT (UGT atual), Força Sindical, AFL-CIO e ORIT (CSA atual). O evento marca as duas décadas de luta dos sindicatos para eliminar a desigualdade econômica racial nas Américas. A solenidade contou com a participação da Ministra de Promoção de Políticas da Igualdade Racial do Brasil, Nilma Lino Gomes.
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social esteve representada por seu secretário de Combate ao Racismo e membro da Direção da INSPIR, Robson Gois, e pela diretora Executiva da Confederação e secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional, Maria Júlia Nogueira. Também esteve presente o coordenador da Secretária de Raças do SINDACS BA – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas e Epidemiológicas do Estado da Bahia, entidade filiada à CNTSS/CUT, Mario Santos.
De acordo com Robson Gois, a Conferência contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre lideranças sociais, sindicais e indígenas, vindas da América Latina, incluindo a República Dominicana, Chile, Colômbia e Honduras, e dos Estados Unidos. “É uma enorme satisfação participar desse grande evento, onde discutimos inúmeros assuntos voltados para a questão racial tendo como referência políticas afirmativas. Procuramos contribuir construindo um debate enriquecedor”, destacou o secretário da CNTSS/CUT.
A Conferência teve como proposta refletir sobre as conquistas e desafios da luta pela igualdade racial e étnica no local de trabalho, além de compartilhar experiências e planejar estratégias comuns para enfrentar e eliminar práticas discriminatórias. Os participantes reafirmaram o permanente comprometimento dos trabalhadores pela igualdade racial através de um amplo movimento com base na justiça econômica
O evento, no seu segundo dia, teve como foco principal o debate sobre as desigualdades raciais históricas e seus processos nas Américas. Pautou-se pela discussão sobre a juventude negra e os sofrimentos referentes à exclusão social. O dia de trabalho foi finalizado com a apresentação do tema sobre a discriminação que afeta as mulheres indígenas e afrodescendentes na América Latina e no Caribe. O último dia da Conferência discutiu a Marcha de Mulheres Negras do Brasil, que acontece em 18 de novembro de 2015, em Brasília.
Na sequência, os participantes se debruçaram sobre o tema a “Década Internacional de Ascendência Africana 2015-2024”, impulsionada pela Campanha para a ONU – Organização das Nações Unidas e ratificação das Convenções A-68 e A-69 da OEA – Organização dos Estados Americanos sobre discriminação.
A Conferência teve a sua conclusão com a elaboração conjunta de uma agenda de trabalho para o INSPIR. Delegados aprovaram uma resolução convocando uma representação em favor dos colombianos com descendência africana nas negociações de paz e na execução do pós-conflito na Colômbia.
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT com informações INSPIR
Conteúdo Relacionado